A minha Lista de blogues

domingo, 23 de setembro de 2018

Iași



Iaşi é uma cidade romena na região da Moldávia. E constitui um dos centros mais importantes da vida cultural, académica e artística da Roménia.





Foi capital do Principado da Moldávia entre 1564 e 1859, da União dos Principados entre 1859 e 1862 e, mais recentemente, a capital da Roménia durante a I Guerra Mundial, entre 1916 e 1918.


O primeiro centro universitário moderno da Roménia: a Universidade Ioan Cuza (1860).


Iași gaba-se de ter publicado o primeiro jornal e de ter estabelecido a primeira universidade (hoje em dia tem cinco universidades) no território romeno.


Possui mais de cem igrejas ortodoxas. Visitei algumas:



Igreja de S. Nicolau, data da época do reinado de Estevão o Grande, século XV.


     Igreja dos Três Hierarcas, século XVII










 A Igreja Metropolitana, (século XIX) dedicada a São Parascheva, está a ser restaurada.







A pequena basílica de S. Jorge
 ( século XVIII)





















A Torre e Mosteiro de Golia (século XVII). Em 2012, a conservação do Mosteiro foi galardoada com o Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémio Europa Nostra.




E por último a igreja Bărboi (século XIX).











O bonito Palácio da Cultura estava muito animado quando o visitei, pois realizava-se um congresso de médicos ginecologistas. Dentro do palácio estão os museus de Arte, História e Etnografia. Visitei o Museu de Arte e gostei muito, sobretudo porque foi um rever de pintores que já conhecia das exposições em museus de Bucareste (Nicolae Grigorescu, Nicolae Tonitza, Ștefan Luchian, Camil Ressu, Theodor Aman, Theodor Pallady, Ștefan Popescu, Cecilia Cuțescu-Storck) e gostei de conhecer outros como:



Ştefan Dimitrescu (1886-1933) Retrato da Mulher do Artista


Constantin Stahi (1844-1920) Livro, óculos e lenço

 Museu da União (desde 1959)

Foi neste palácio que viveu o Príncipe Alexandru Ioan Cuza, entre 1859 e 1862, o primeiro Príncipe da União dos Principados e onde a Declaração da União foi proclamada, em 11 de dezembro de 1861.





Dei um pequeno passeio pelo magnífico jardim botânico. É o maior e o mais antigo da Roménia e merecia uma visita mais prolongada.













Gostei muito de visitar o parque Copou. Mihai Eminescu escrevia por baixo de uma árvore, a qual ainda existe, junto ao Obelisco dos Leões, o monumento mais antigo celebrando a unidade da Roménia, construído entre 1834 e 1841, dedicado às intituladas Leis Orgânicas. Este conjunto de diplomas, introduzido naquela mesma época pelas autoridades czaristas russas institucionalizando um regime de protectorado nos então Principados do Danúbio (Moldávia e Valáquia), tiveram não só efeitos modernizadores como vieram a revelar-se instrumentais no processo de unificação e de independência da Roménia.


A árvore de tília, com mais de 450 anos, no parque Copou, à sombra da qual o poeta Eminescu escrevia.

Estátua de Mihail Eminescu (1850-1889), o grande poeta da cultura romena


E foi com este toque de poesia, que me despedi de Iași.

Sem comentários:

Enviar um comentário