A minha Lista de blogues

domingo, 24 de março de 2019

Em Munique...


Não ia a Munique há 42 anos. Nessa altura, fui visitar uma amiga do liceu a trabalhar nas férias, para praticar alemão, em Titisee, uma localidade muito bonita na Floresta Negra, perto de Freiburg. Depois fui até à capital bávara a convite de uma outra amiga alemã e fiquei na casa da sua avó, onde também vivia. Já não faço a mínima ideia onde era a casa, pois, após tantos anos, perdi o contacto. Lembro-me de um apartamento grande e antigo, sem elevador e de uma velhinha simpática, que recusei imaginar ter sido uma apoiante nazi. Digo isto, porque, naquela época, lembrava-me frequentemente desse assunto. Hoje em dia, já ganhei outra distanciação relativamente à história da Alemanha, à ascenção e domínio do nazismo e à II Guerra Mundial  

À exceção dos rececionistas do hotel, simpáticos e prestáveis, não contactei com ninguém que me tenha  inspirado a mesma sensação. Pareceu-me igualmente que as pessoas não queriam falar inglês. Aliás, em alguns museus há informações apenas em alemão. Em 2019, estranhei esse detalhe um pouco provinciano, na terceira cidade da Alemanha com mais de 1 milhão de habitantes, capital da Baviera, tão visitada e onde já decorreram tantos acontecimentos internacionais, como por exemplo jogos olímpicos. Todos sabemos que a língua alemã é a mais falada da Europa, devido aos mais de 80 milhões de alemães. Pensei então como será o futuro, quando o inglês for só uma língua franca, após a saída do Reino Unido da União Europeia. Não gostei dos meus pensamentos... 

Todavia, aproveitámos ao máximo a curta estadia. Além de visitar o bairro dos museus, passeámos muito a pé. Só me lembrava do relógio em Marienplatz (também os museus que  visitei agora não estavam abertos nessa altura, talvez com exceção da Alte Pinakothek).

Marienplatz

Maximilianeum

Igreja de São Lucas


Catedral (fachada em reconstrução): imagens do coro e túmulo de Luís IV

Igreja Theatiner

Residenz (continuam alguns trabalhos de recontrução). Gostei muito das porcelanas e tapeçarias, contudo muitas peças sem qualquer explicação.

A cerveja e o schnapps continuam muito bons...

O tempo esteve agradável e com sol. Só choveu um pouco horas antes da partida, mas mesmo assim compramos o "Regenschirm" ( já não me recordava do nome).

Ainda comprei e li, no hotel, o livro da famosa Sissi, nascida em Munique...


Adeus, Munique

1 comentário: