A minha Lista de blogues

sábado, 12 de maio de 2018

O Dia da Europa em Bucareste

O Dia da Europa celebra-se anualmente no dia 9 de maio. Em Bucareste as comemorações ocorreram no Palácio Cotroceni, a residência oficial do Presidente da Roménia. O complexo presidencial é realmente grande com muitas entradas. Em novembro passado tinha estado na ala do museu para assistir a um concerto.



Não conheço o salão onde o presidente recebe os embaixadores, que lhe vão apresentar as credenciais.




A semana passada estive na parte do jardim, onde ocorreu a festa do Dia da Europa. O palácio fica no cimo de uma pequena colina, rodeado por um belo bosque.


















Na alameda entre a porta principal e o local dos jardins, onde decorria a receção, havia uma guarda de honra militar em uniforme de gala.









O presidente, Klaus Iohannis, fala de uma maneira pausada, segundo me disseram, tipica de Sibiu, onde foi presidente da Câmara, daí ter percebido muitas das palavras do seu discurso (dizem que há cerca de 2000 vocábulos romenos idênticos ao português) .






Depois do discurso cumprimentou os representantes parlamentares, a Primeira-Ministra, o corpo diplomático e os restantes convidados  e seguiu-se a receção.



Distrai-me a falar sobre a viagem ao Egito e perdi o meu marido de vista, no meio das centenas de convidados.... Já estava a ficar preocupada, porque tinha deixado o meu telemóvel no carro.


O palácio estava decorado com bonitos arranjos de flores nas janelas e as decorações das mesas estavam muito apelativas. Contudo portei-me mais ou menos bem... Já tinha almoçado e só provei um chocolate delicioso...
O Palácio foi construído no século XIX para servir de residência oficial aos herdeiros da coroa. Durante o período comunista foi entregue à Juventude Comunista...o seu património sofreu...





Todavia, hoje em dia e pelo que vi pareceu-me recuperado com uns jardins magníficos num belíssimo dia de Primavera.

1 comentário: