A minha Lista de blogues

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Ano do Rato 2020

Segundo a Astrologia Chinesa encerrámos um ciclo de 12 anos estabelecido pela passagem dos 12 signos representados pelos 12 animais, que se inicia sempre com o Rato e termina com o Javali (Porco).


Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo. Apenas 12 animais compareceram e a eles foi dado um ano, de acordo com a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; o Boi ou Búfalo (Vaca, na Tailândia); o Tigre (Pantera, na Mongólia); o Coelho (Gato, na Tailândia); o Dragão (Crocodilo, na Pérsia); a Cobra ou Serpente (Pequeno Dragão, na Tailândia); o Cavalo; a Cabra, bode ou Carneiro; o Galo ou Galinha; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali. 

Quer consultar o horóscopo chinês para ver qual o animal do seu ano de nascimento?



Ontem na aula de russo, a professora ofereceu-me um cartão com o Rato. Parece que em Moscovo está na moda o conhecimento do horóscopo chinês.

Li 2 vezes, com muita dificuldade e depois escrevi a tradução:

Com o ANO NOVO С НОВЫМ ГОДОМ (S NOVYM GODOM)

Que o Ano Novo comece com alegria
e seja muito bom e todos os teus sonhos acontecerão de certeza!

начнется (nachnetsya) vai começar
обязательно (
obyazatel'no) de certeza

À noite, fui a um concerto organizado pela Embaixada da China em Bucareste. A sala estava completa. Disseram-me que muitas pessoas que não confirmaram a ida nos primeiros dias já não tiveram lugar.




O programa foi muito bom, mas achei-o demasiado longo (2.30h). Adorei a interpretação das Danças Polotvisianas de Borodin:




No final do concerto, deram-me uma prenda, que julgava ser um calendário, mas eram uns panfletos, sem tradução. O meu marido disse-me que deviam saber que eu estava a estudar russo e talvez fosse  altura de aprender também chinês...engraçadinho.

O Ano do Rato começa a 25 de janeiro de 2020 e termina a 11 de fevereiro de 2021.


Feliz Ano Novo!


新年快樂

(Xīnnián kuàilè)


Sem comentários:

Enviar um comentário