A minha Lista de blogues

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Dias em Lisboa

As férias em Lisboa estão a ser muito agradáveis.




Não passei o Natal com os filhos e netos, mas estive com a minha sogra, que se lembra de muitas histórias engraçadas de Lisboa, como a do Mártir Santo Expedito, que se encontra na Basílica dos Mártires no Chiado e que depois fui espreitar. 


No dia de Natal estive com a minha irmã e família e fiquei muito satisfeita por ter adormecido a bebé.





Tenho passeado bastante por Lisboa, como gosto muito de fazer. Se por um lado ver a Casa Pitta, camisaria antiga, transformada numa  manteigaria (denominação que tinha caído em desuso) a vender pastéis de nata, causou-me tristeza; por outro, fiquei contente ao ver restaurado o grande edifício nos Restauradores, que subi tantas vezes para comprar lãs para os meus tapetes de Arraiolos.

A porta está muito bonita.



Também fotografei os azulejos da ex Casa da Sorte do Chiado (presentemente uma pastelaria) e da Mexicana, da autoria de Querubim Lapa, o criador da bonita tapeçaria O Caracol.


Mexicana, Praça de Londres

Pastelaria Alcoa, Chiado

Vinha com uma fisgada para os saldos de uma loja, onde costumo comprar algumas coisas e ainda consegui arranjar umas túnicas muito giras, sem precisarem de arranjo. Ali o atendimento é muito simpático e como já me conhecem tinham-me telefonado a avisar-me. Hoje, enquanto deixei o carro na oficina, dei uma volta e vi uma loja com malhas italianas e entrei. As mangas ficavam todas compridas e não deixei que as arranjassem, preferi não as comprar, apesar da empregada ter dito que o arranjo ficava impecável, pois a mãe dela também as manda cortar, porque é assim de um metro e meio como eu. Não dei uma gargalhada por pouco, mas agora tenho rido muito ao telefone a contar as peripécias do dia de hoje...

A minha neta já recomeçou a escola e já a fui levar e buscar. Felizmente, não estranhou as duas semanas de férias. Está de se perder a cabeça... 

A minha filha pediu-me para ensinar as tarefas domésticas à nova mulher a dias, pois a que tínhamos, há nove anos, despediu-se em novembro. Não sei se vai ficar muito tempo. Já é a segunda... Não sabe engomar e achou a limpeza dos vidros muito dura. Quando lhe perguntei como fazia com a sua roupa, disse-me que a levava à lavandaria e como saía "quentinho era só dobrar"...


Hoje, fui visitar a Casa Museu Medeiros e Almeida, que visitara em 2009, mas entretanto tinha-me esquecido de alguns pormenores. Senti um grande prazer pelo facto de ficar em Portugal. Não há uma peça que não esteja explicada nos folhetos à disposição do público, nas diferentes salas. Encheu-me as medidas... 


Desejo a todos um Feliz 2020.
Ainda estamos em período de Festas, que terminam  no Dia de Reis, a próxima segunda-feira, dia em que chegam de Inglaterra os meus dois principezinhos, pois a minha princesinha, já chegou do norte, há dias... 

2 comentários: