A minha Lista de blogues

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

O Museu Rodin

Museu Rodin, Paris
A minha filha costumava dizer que não compreendia, porque o pai e eu nunca tínhamos visitado o excelente Museu Rodin em Paris. A minha desculpa: preferia ver esculturas num museu, que também tivesse pintura. Chegou então a vez de o visitar e recomendo. É um belíssimo museu situado numa bonita mansão, que chegou a ser hotel.

Casa Manu- Auschnitt



O que a minha filha não viu, quando visitou Bucareste, foi uma casa, a mansão Manu-Auschnitt (1915) mandada construir pelo magistrado Ion Manu, com o dote da mulher Zeta Cantacuzino, no estilo Luís XIV, como uma réplica fiel do Hotel Biron em Paris, onde atualmente está o museu Rodin.

O milionário Max Auschnitt comprou a casa da capital romena em 1932, tornando-a um local para festas. Em 1948, foi confiscada pelo regime comunista e chegou a ser a Embaixada da Argentina. Em 1989, voltou a ser propriedade dos seus donos, os quais venderam-na a uma figura conhecida, George Bescali, por sete milhões de euros, o qual, dizem, gastou uma fortuna na sua redecoração. 

As obras de Rodin, no seu museu em Paris, encontram-se nos jardins e nos dois andares da casa. Produziu muitas obras e a mais conhecida, "o pensador" está no jardim do museu.

Auguste Rodin (1840-1917) retratado por Jacques Émile Blanche

Fiquei sem quaisquer dúvidas porque é que Brâncuși deixou o atelier de Rodin, onde trabalhou durante três meses e disse, a propósito desse seu abandono, "nada cresce bem à sombra de uma grande árvore".











Sem comentários:

Enviar um comentário