Ontem, fomos dar um passeio a pé para deixarmos um pouco de ver televisão, que só me deixa nervosa e muito triste com as notícias da guerra na Ucrânia.
A primeira vez que entrámos na Igreja da Santíssima Trindade (1727) em estilo barroco, pois, quando por ali passamos, está fechada.
A casa onde nasceu Hummel
O meu post sobre Hummel foi dos primeiros, quando cheguei a Bratislava, o ano passado, porém a casa-museu só a visitei ontem. Visitam-se apenas dois quartos, mas achei interessante. Os bilhetes são comprados na loja de CDs, que dá diretamente para a rua, pois hoje em dia a casa está num pátio comum com a loja.
Hummel casou com a filha de um burguês de Bratislava, Margareta Sommer e viveu nesta casa, onde nasceu o seu filho, Johann Nepomuk, em 1778.
Johann Nepomuk Hummel (1778-1837) é uma das mais notáveis personalidades nascidas em Bratislava (Pressburg). Viveu numa altura em que a cultura musical da cidade alcançava o seu apogeu.
O pai, Johann Hummel, era já uma figura de prestígio no ambiente musical como maestro de orquestra primeiro em Bratislava e depois em Viena.
Assim, orientou o filho no estudo da música e Hummel seguiu os seus sonhos de criança não só em Bratislava, mas também noutros centros culturais europeus, tornando-se um músico completo: pianista, maestro, compositor e pedagogo.
Hummel conheceu as grandes personalidades da vida musical da época, aprendendo com Mozart e Haydn. Era amigo de Beethoven, tocou com Paganini e era muito respeitado por Liszt, Schumann e Chopin.
Bratislava era um importante centro político e económico do Reino da Hungria, com uma posição privilegiada na rota comercial do rio Danúbio. Na segunda metade do século XVIII, tornou-se também um grande centro cultural, onde as cerimónias de coroação dos reis da Hungria na Catedral de S. Martinho ocorriam, assim como assembleias do parlamento, frequentadas por uma elite, a qual oferecia nos seus palácios concertos pelas próprias orquestras residentes. Foi assim que grandes compositores como Haydn, Mozart, Beethoven, Salieri e outros encontravam nas famílias nobres dos Esterházy, Grassalkovich, Erdody em Pressburg (Bratislava) uma cidade propícia e desejosa de entretenimento, como concertos, ocasiões propícias também para a apresentação de novas obras.
Hummel sucedeu a Haydn como mestre de capela em Eisenstadt (1804-1811) e foi maestro nas cortes de Stuttgart e Weimar, onde apresentava as suas obras e as de grandes músicos.
Gostei muita desta visita, pois fiquei a conhecer melhor este grande compositor e também mais alguns aspetos da cidade, onde nasceu e onde vivo agora: Bratislava
No final da visita ainda comprámos mais uns CDs de Hummel.No centro fomos a um supermercado gourmet para comprar salsa, que é dificil encontrar nos outros supermercados, mas decidimos adiar o «grão de bico com bacalhau» para outra ocasião e almoçámos fora.
Fomos então ao Stefanka, um restaurante antigo, aberto em 1904, que tem o nome da viúva do Príncipe Rudolfo, portanto o da nora da Sissi. Gostei muito sobretudo do patê da entrada e da sobremesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário