A minha Lista de blogues

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

A Catedral de São Martinho em Bratislava

 



No passado, a fachada ocidental da Catedral de S. Martinho fazia parte da fortificação da cidade (gravura de c. 1735 in Bratislava de Martin Sloboda).





Da fortificação original da cidade do século XV apenas uma parte foi mantida. As restantes e três dos quatro portões da cidade foram demolidos, no século XVIII.

A Catedral está situada no centro histórico, abaixo do Castelo de Bratislava. É a maior e uma das mais antigas igrejas da Eslováquia.

No século XII, a Igreja do castelo foi transferida para uma localização próxima da atual Catedral, construída em estilo romanesco. Quando se tornou insuficiente, em consequência do crescimento demográfico, começou a ser erguida, em 1311, no mesmo local uma catedral em estilo gótico com um cemitério contíguo. A construção continuou até 1452, devido a dificuldades económicas e sociais (guerras) e só nesse ano foi consagrada, embora os trabalhos tenham ainda continuado.

Coroação da Imperatriz Maria Luísa de Áustria-Este, casada com o Imperador Francisco I da Áustria (1808)

No século XVIII, dá-se uma renovação barroca do coro, da nave e dos corredores com o enriquecimento artístico da Catedral. Rafael Donner, um famoso escultor da corte austríaca, desenhou o novo altar-mor com uma estátua equestre de S. Martinho e o Mendigo, a qual viria posteriarmente a ser retirada  do altar e colocada num canto da nave, onde se encontra hoje em dia.



A Igreja adquiriu o aspeto atual no século XIX, depois de ter sido restaurada por causa de incêndios, tremores de terra e outros desastres.

Tem a forma tradicional de cruz.









 O novo orgão da Catedral. Espero ter oportunidade de ouvir ao vivo.

A Catedral de São Martinho em Bratislava é conhecida por ter sido a Igreja de coroação do Reino da Hungria,. entre 1563 e 1830, quando o Império Otomano conquistou a cidade de Székesfehérvár (50km a sueste de Budapeste), a antiga cidade de coroação dos reis húngaros. Todos os monarcas ali coroados eram da família Habsburgo, dezanove no total, incluindo a Imperatriz Maria Teresa (em 25 de junho de 1741).



Pequenas coroas de bronze na calçada no centro histórico de Bratislava são testemunho do percurso da procissão de inauguração.



Para marcar o seu passado como Igreja de Coroação, na ponta da torre da Catedral, que se ergue a 85 metros e faz parte da linha do horizonte da cidade, foi colocada, na restauração de 1847, uma réplica da coroa de S. Estevão sobre uma almofada com 8 quilos em ouro (restaurada em 2010). 

A Coroa de Santo Estêvão ou a Santa Coroa da Hungria, foi a utilizada nas coroações do Reino da Hungria, desde o século XII.

Desde o ano 2000, a Coroa encontra-se exposta numa das belas salas do Parlamento em Budapeste.

O Parlamento de Budapeste fotografado em 2015




A Basílica de Santo Estêvão em Budapeste foi consagrada em 1905 e tem como padroeiro o Santo, que foi o primeiro Rei da Hungria: Estevão I da Hungria, (c. 975 - 1038). É a maior igreja da Hungria. 


 É aqui que se encontra a relíquia do santo.

Quando gostamos de viajar e tirar fotografias, tudo o que visitamos serve para relacionarmos com o passado. Ao visitar esta catedral gótica, não pude deixar de recordar a viagem a Sevilha em 1986 ou a  Rouen. em 2017.

Nota: Este post tem um vídeo. Ver a Versão da Web para o visualizar no telemóvel.

Sem comentários:

Enviar um comentário