A minha Lista de blogues

segunda-feira, 10 de junho de 2024

10 de junho: Dia de Camões


Este ano celebram-se os 500 anos do nascimento de Camões. Apesar de não haver a certeza da data certa, 1524 é o ano indicado como o mais provável para o seu nascimento e 1580 para a sua morte.

Durante estes últimos anos, quando vivi no estrangeiro, assisti a muitos discursos do Cônsul ou do Embaixador de Portugal sobre o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se celebram a 10 de junho. Este ano, já reformados não haverá nada disso, pois onde estamos nem há comunidade portuguesa...


O Camões e eu em Constança


Em homenagem ao nosso grande poeta já juntei os livros sobre Camões, que temos em casa. Não encontrei uma curiosa edição em servo-croata, nem a edição inglesa, mas os que tenho de ler são:  a Antologia anotada por Frederico Lourenço e a Vida e Obra de Camões de Carlos Bobone, que sairam há muito pouco tempo.
A minha prima falou-nos da conferência, que assistiu no CCB, de Frederico Lourenço e tenho de ouvir, pois está no You Tube:


Trabalhos para Lisboa....

No passado dia 14 de maio o Primeiro Ministro anunciou que Alcochete será a localização para o novo aeroporto de Lisboa, que vai chamar-se "Luís de Camões". Gostei da notícia e, sobretudo, o nome muito apropriado, esperando, daqui a 10 anos, ali levantar voo e aterrar. Soube há pouco, que a partir dos 65 anos já não podemos escolher no avião os lugares da saída de emergência, que têm mais espaço. Assim e apesar da minha pensão não dar para viajar em primeira classe, lá irei apertadinha, mas nunca desistindo de conhecer ou revisitar outros países... Inshallah!



Pequeno almoço no hotel com a minha comunidade portuguesa em Tasquente.

Tasquente (Uzbequistão), 10 de Junho de 2024.




Sem comentários:

Enviar um comentário