Farah Diba foi a última xabanu do Irão (de 1959 a 1979). O xá casou três vezes: com Fawzia Fuad do Egito (1941-1948), Soraya Esfandiary-Bakhtiari (1951-1958), conhecida por princesa dos olhos tristes, que teve de se divorciar do xá por não conseguir dar-lhe um filho e por último Farah Pahlavi, a viúva do xá Reza Pahlavi (1919-1980), que vive entre Paris e Washington DC, onde tem os seus filhos e netos.
Agora, que se tem falado tanto do Irão, fui buscar a biografia, que li há uns anos. É um testemunho das dificuldades que passou quando foi obrigada a ir para o exílio, com o marido já doente de cancro e a ver cada vez mais portas a se fecharem com medo que a presença do xá se tornasse uma ameaça para os interesses dos seus países. O Presidente Carter chegou a telefonar ao presidente Sadat do Egito para o dissuadir de receber o xá, mas não conseguiu.
O xá morreu no Egito e quando visitei o país mostraram-me o seu túmulo
Encontrei o episódio sobre os Açores, que recordava ainda, quando viajavam de avião entre a ilha Contadora, no Panamá e o Egito e tiveram de aterrar nos Açores para abastecimento. O avião ficou na pista mais de 4 horas. Havia o perigo de terem de regressar ao Panamá. Se o xá fosse detido por autoridades dos EUA (o avião era americano e a base das Lages nos Açores estava alugada aos Estados Unidos) talvez assim conseguissem a libertação dos reféns americanos, então presos na embaixada norte-americana em Teerão, pois fanáticos iranianos tinham invadido e ocupado aquelas instalações diplomáticas violando as convenções internacionais.
Uma breve consulta indica que o Ministro era Freitas do Amaral e o Embaixador Vasco Futscher Pereira
Tenho visto alguns videos do filho do xá, um dos quais recentemente. Todavia, não tenho conhecimento de qualquer país, onde a monarquia depois de derrubada tivesse sido restaurada, durante o século XX e no primeiro quarto do atual. Portanto, será pouco provável o regresso da dinastia Pahlavi, pela terceira vez, ao trono da Pérsia, como o Irão era conhecido no ocidente.
Sem comentários:
Enviar um comentário