Paul Dukas (1865-1935) L’Apprenti Sorcier
Camille Saint-Saëns (1835-1921) Concerto n.º 5 em Fá Maior para Piano e Orquestra, op. 103
Claude Debussy (1862-1918) Prélude à L’après-midi d’un faune
Maurice Ravel (1875-1937) Daphnis et Chloé, Suite n.º 2
Piano: António Rosado
Direção musical: Antonio Pirolli
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Gostei muito de rever o António Rosado. Esta fotografia, tirada por mim em 2015 na Embaixada de Portugal em Caracas, onde atuou no Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas.
Nesta mesma sala, há uns anos, tive oportunidade de assistir a um concerto a dois pianos com António Rosado e Artur Pizarro
(na altura ainda escrevia no blogue em inglês)
Ainda tenho alguns exemplares do CD com edição limitada, que foi produzido do concerto, que tenho o prazer de oferecer a amigos, que gostam ainda de ouvir música no CD player, trocando de discos...
A capa do CD uma paisagem de Caracas do grande pintor venezuelano Manuel Cabre (1890-1984), o pintor do Ávila. Na contracapa está o maestro Joshua dos Santos e no interior, um CD e DVD com a fotografia do pianista António Rosado.
Ainda ontem li um post sobre o financiamento de projetos nas embaixadas e consulados portugueses, o que me fez recordar, como se revela árduo o trabalho, primeiro de conseguir financiamentos e, depois, em organizar os eventos. Agora que o Dia de Portugal se aproxima, recordei como o tema dos concertos começava bem mais cedo no ano. Iniciava-se em janeiro o planeamento logístico, até porque o leque das obras a tocar estava esboçado. Dessa forma, realizaram-se concertos em Caracas com aquela mesma orquestra e com agrupamentos musicais também em 2016, não tendo sido possível organizar nada em 2017 devido à situação interna venezuelana. Assim continuou em Bucareste em 2019 e já se planeava um novo concerto só com compositores portugueses para 2020 na mesma cidade, quando a epidemia covid estragou irreversivelmente o projeto.
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