A minha Lista de blogues

domingo, 5 de novembro de 2017

Momentos de música

Desde a minha chegada tenho assistido ao vivo a recitais. Ontem, foi a vez de ir à despedida de um embaixador no Palácio Cotroceni, a residência oficial do presidente da Roménia. É um palácio muito grande com diferentes entradas e alas, onde o Chefe de Estado recebe os Embaixadores para a entrega de credenciais.

O trio musical era formado por Valentin Serban (Violino), Ella Bokor (Violoncelo) e Iulian Ochescu (piano). Gostei muito, mas o momento mais especial para mim foi a peça de Saint Saens, O Cisne para violoncelo e piano, que nunca tinha assistido ao vivo.


Hoje, visitei o museu de George Enesco ( 1881-1955), um compositor romeno. São poucas as salas que se podem visitar do belo palácio Cantacuzino, um dos mais bonitos edifícios de Bucareste.


A casa foi construída entre 1901-1903 para Gheorghe Cantacuzino, que foi presidente da Câmara de Bucareste, Primeiro Ministro e líder do Partido Conservador.



A sua nora, após a morte do marido, tornou-se  herdeira. Casou com George Enescu em 1937 e o casal viveu num anexo do palácio. Após a morte do músico, a mulher doou o palácio para que fosse criado um museu em memória de Enescu. Desde 2007, é considerado Património Europeu.







Sem comentários:

Enviar um comentário