O Museu Nacional de Arte, em Bucareste fica situado no antigo Palácio Real, o qual foi utilizado protocolarmente, pela primeira vez, em 1837.
Em 1866, tornou-se a residência oficial de Carol I.
Em 1877, a Roménia declarou-se independente do Império Otomano. Após a guerra contra o Império Otomano de uma coligação de países chefiada pela Rússia, integrando a Roménia, a Sérvia, o Montenegro e a Bulgária, a independência romena foi internacionalmente reconhecida pelo Tratado de Berlim de 1878.
O Rei Carol I e
a Rainha Elisabeta
Em 1881, o Rei Carol I da dinastia Hohenzollern-Sigmarigen é coroado como primeiro rei da Roménia.
Em 1882, é instalada electricidade no palácio e começam os trabalhos da sua modernização e expansão.
Em 1926, é reconstruído o andar superior, que ficara destruído por um grande incêndio.
Entre 1930- 1937, o Rei Carol II manda aumentar o palácio. A sua forma atual é baseada nos planos do arquitecto romeno Nicolae Nenciulescu.
Em 1944, uma das novas alas do palácio é destruída por um bombardeamento.
A ocupação soviética, após a Segunda Guerra Mundial, levou à formação de uma República Popular comunista em 1947 e à abdicação do Rei Miguel, que partiu para o exílio. Tem atualmente 96 anos e vive na Suiça.
Em 1950, o palácio abriu ao público como museu.
Em 1989, após a queda de Ceauşescu e o fim do regime comunista na Roménia, oitenta por cento do palácio ficou destruído e muitas obras de arte ficaram danificadas. Só em 2000 o museu reabriu as suas portas.
A atual família real romena não é proprietária deste palácio nem do palácio Cotroceni, mandado construir pelo primeiro rei da Roménia, onde, desde 1991, é a residência oficial do Presidente da Roménia.
Em 2001, o palácio Elisabeta, construído em 1936, foi posto à disposição da família real. Hoje em dia é a residência da Princesa Margareta, a herdeira do trono, atualmente com 68 anos.
Vale muito a pena visitar o Museu Nacional de Arte, pois tem uma coleção magnífica de obras de arte- por enquanto só conheço a Galeria de Arte Europeia ( os bilhetes de acesso são independentes da outra, onde está instalada a Galeria de Arte Romena). É também uma oportunidade de ficarmos a conhecer o palácio, onde viveram, durante cerca de 66 anos, os monarcas romenos (de 1881 a 1947).
A coleção de arte tem cerca de 3000 pinturas e esculturas e tem como base a coleção do rei Carol I.
Inclui obras de pintores famosos como Bronzino, Tintoretto, Rembrandt, Rubens, El Greco, Monet, Sisley e do escultor Rodin.
Pieter Connelisz. Mulher a tricotar
e este de Monet "Barcos de pesca em Honfleur".
Referências:
Bucharest ilustrated guide
https://www.romania-insider.com/kings-day-special/
Sem comentários:
Enviar um comentário