A minha Lista de blogues

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

O Palácio Primavera










O Palácio Primavera,  em Bucareste, situado na rua com o mesmo nome, era a residência privada da família Ceausescu:  o ditador Nicolae, a mulher Elena e os três filhos - Valentin, Zoe e Nicu, entre 1965 e 1989.

A casa, com cerca de 80 quartos, abriu ao público em 2016 e é possível fazer uma visita guiada, em inglês, com marcação prévia. Divide-se em  quatro apartamentos para a mulher e os três filhos, cada um deles com sala, escritório, quarto de dormir e casa de banho privada. Além dessas divisões individualizadas da família presidencial comunista, tinha várias áreas comuns: um pequeno parque com pavões, um jardim interior de inverno, um gabinete de tratamentos, adega, sala de cinema (era a parte da casa favorita de Nicolai Ceausescu apreciador de westerns) e uma piscina interior com o comprimento de 40 metros. Nesta visita em grupo não mostram os túneis anti-atómicos, mas estes podem ser visitados, assim como mais divisões da casa mediante uma quantia, que acho excessiva (cerca de 45 Euros por pessoa). 




A sala de cinema foi transformada em sala de exposição de fotografias.




O ditador Ceausescu tinha uma reputação favorável na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, resultante do facto de ter condenado a invasão da Checoslováquia pela URSS, em 1968. Visitou Portugal em 1975 e foi  recebido pela Rainha Isabel II no Palácio de Buckingham. O Presidente francês De Gaulle e o Presidente   Nixon estiveram na Roménia. Na casa, agora museu, estão em exibição presentes oferecidos por alguns dos visitantes mais ilustres, que vieram à Roménia e outros foram trazidos para Bucareste, após viagens ao estrangeiro do casal Ceausescu.  


Porcelana holandesa, uma oferta da Rainha da Holanda, personalizada com pavões, animais que o ditador muito apreciava.






Uma coleção de pratos oferecidos pela Rainha de Inglaterra.






Dois grandes vasos oferta do Chefe de Estado francês.













Tapetes persas oferecidos pelo xá do Irão Reza Pahlavi






Vaso chinês oferta de Mao Tsé-Tung











Peças em marfim oferecidas por Mobutu, durante a primeira visita de Ceausescu a África.





O palacete foi decorado para impressionar, mas era sobretudo uma casa de família. Atendendo ao seu tamanho, tinha apenas 10 empregados, entre eles: um nutricionista responsável pela dieta de Ceausescu (era diabético), um só cozinheiro, duas empregadas de limpeza e uma costureira, que copiava os modelos em moda no Ocidente. Contava ainda com dois técnicos responsáveis pela manutenção. Considerando o tamanho da casa e o cargo em regime comunista, o pessoal doméstico era relativamente reduzido, o que seria motivado para manter no maior sigilo a vida privada familiar.

No Palácio Primavera o estilo da decoração era bastante variado. A sala de família, por exemplo, foi imaginada após uma visita a Versalhes.  Encontramos os estilos renascentista, barroco, o já referido Luís XIV, Luís XV, o estilo inglês, mais sóbrio e até Art-Deco.


Gostei muito dos tapetes romenos mandados fazer numa fábrica da Transilvânia, que já não existe e de alguns quadros, que são património do Museu Nacional de Arte. O soalho em madeira também era bonito.

Ao contrário do que se disse na altura da revolução romena em 1989, não havia torneiras em ouro maciço. A extravagância não chegou a tanto. Há sim folheados a ouro nos azulejos da casa de banho da mulher e na decoração de alguns quartos.

Nicolae chegou a Bucareste aos 11 anos só com a quarta classe. Os pais eram camponeses pobres. Veio para a capital para ser aprendiz de sapateiro. Contudo, era naturalmente inteligente e perseverante e a sua opção política pelo comunismo acabou por revelar-se acertada para realizar as suas ambições, subindo rapidamente na hierarquia do partido (na prisão, ainda jovem, tornou-se amigo do principal dirigente comunista romeno Gheorghe Gheorghiu-Dej, o qual viria ser o líder estalinista que, apoiado pelas tropas soviéticas, instaurou o comunismo na Roménia, após o fim da II Guerra Mundial).
A sua mulher chegou à capital também com a escolaridade mínima, mas igualmente muito ambiciosa pretendia tornar-se professora de química, o que só veio a conseguir durante o regime comunista, obtendo o doutoramento com trabalhos que não eram seus.  Os três filhos tiveram uma educação cuidada e o único ainda vivo, Valentim, é professor universitário, agora na reforma, gozando de prestigio.


 

 
 




















Neste canapé dormiam os dois cães oferecidos pela rainha de Inglaterra







A piscina, que serve, hoje em dia, para sala de exposições temporárias e a sala de tratamentos.

Assim, durante este último fim de semana, aprendi bastante acerca da história recente da Roménia sob o regime comunista. No sábado visitei a casa onde residiu Ceausescu e, no domingo, o Palácio do Parlamento, o seu projeto megalómano. 

Sem comentários:

Enviar um comentário