A minha Lista de blogues

domingo, 14 de outubro de 2018

O Museu de Arte Popular Nicolae Minovici

O museu abriu em 1906 e funcionou de forma privada até 1937, quando o seu fundador, o médico Nicolae Minovici,  doou à cidade de Bucareste a sua coleção de arte popular, contendo peças de cerâmica, tecidos e roupa de diversas regiões da Roménia, assim como a casa que mandou construir para a instalar e expor. A mansão nunca serviu de habitação. Só para alguns encontros familiares e local de reunião de médicos especialistas.
Em 1982, a administração do museu passou para o ministério da Cultura. Fechou devido à falta de especialistas na área, passando a integrar o Museu das Aldeias. Em 1998, voltou a ser transferido para o Município de Bucareste e, finalmente, em 2016, reabriu ao público.


A casa foi construída em 1905 pelo arquiteto Cristofi Cerchez











Os aquecimentos, em terracota, são muito bonitos.





Gostei muito da casa de jantar: as cadeiras forradas em tecido de tapetes tradicionais e os pratos no teto, a substituir um candeeiro, ideia muito original. Também tem uma excecional coleção de ovos pintados das diversas regiões da Roménia. 









Quem era este Dr. Nicolae Minovici, que deu o nome a uma rua de Bucareste?

O seu avô Ștefan Mina, jovem comerciante de gado conta-se entre os primeiros macedónios, que chegaram à Roménia na altura da guerra Russa-Otomana no século XIX. 
Com um passaporte da Sérvia, cujas autoridades tinham começado a mudar os nomes étnicos, "Mina" passou a ser Minovici. Ștefan estabeleceu-se em Craiova, onde casou e teve quatro filhos, um deles com o mesmo nome do pai.

Em meados do século XIX, a sua atividade comercial intensificara-se, expandindo-se. Começou então a negociar cavalos na Áustria e na Prússia. Aos poucos os filhos integraram-se nos negócios do pai, à exceção de Ștefan, o qual, após a morte do pai, reclamou a herança a que tinha direito e mudou-se para Râmnicu Sărat, a leste dos Cárpatos. Aí chegou a ser presidente de câmara, casou e teve filhos: Mina, Ștefan e Nicolae, jovens de talento e determinados. A família mudou-se para Bucareste para os filhos continuarem a estudar.


Nicolae obteve o título de doutor em medicina, em 1898 com a tese "Tatoos na Roménia", publicada no mesmo ano. Viveu no estrangeiro, mantendo contacto com especialistas em Berlim e Paris. Em 1905, a par da construção da villa, publicou "Estudo do Enforcamento", que se mantém único acerca desse tema na Roménia. Exerceu diversos cargos no ensino da medicina e foi diretor do Instituto Forense. Criou o primeiro hospital com uma ala de emergência, em 1934 e, em 1936, uma escola. A população escolheu-o, sem se candidatar, como presidente da Câmara.  Nesse cargo, introduziu muitos melhoramentos. Morreu em 1941.
A sua divisa está gravada, em latim, na fachada da casa: Labor Improbus Omnia Vincit, "O trabalho conquista tudo" 

Interessante estes médicos, colecionadores de arte. À semelhança de Bucareste, há em Lisboa a Casa-Museu do Dr Anastácio Gonçalves com uma fabulosa coleção de quadros do pintor Silva Porto (1850-1893).


Sem comentários:

Enviar um comentário