A minha Lista de blogues

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Dia da Unidade Alemã ( 2018)


Hoje celebrou-se o Dia da Unidade Alemã num hotel de Bucareste.

A festa mais original de um dia nacional que assisti foi o Tag der Deutschen Einheit, quando se celebraram os 25 anos, em 2014. Estávamos em Caracas. 

O Embaixador era músico e um pouco extravagante. Reuniu um grupo de músicos e na sala de espetáculos do Centro Cultural Alemão deu um concerto, em que realçou a canção Wind of Change dos Scorpions. Nunca me vou esquecer desse dia. (a festa mais espetacular aconteceu neste último 4 de julho, que seguiu o modelo  tradicional americano, só faltando o fogo de artificio, mas até houve aviões acrobatas... quem pode, pode)

O Presidente da Roménia, o Embaixador Alemão e a sua mulher

A receção de hoje seguiu o protocolo habitual com discursos e, antes, os hinos nacionais foram tocados por uma pequena orquestra de jovens. O presidente romeno esteve presente e como é de origem alemã, no início, disse umas breves palavras em alemão. O embaixador por sua vez começou a falar em romeno, depois alemão e por fim em inglês. Quando o ouvi dizer num contexto de mera politica "the winner takes it all" pensei que seria cantada a canção dos Abba. Poderia ser giro...









Espero que todos os amigos que conheci em Leipzig e Halle, antes da União, estejam bem e felizes.

1 comentário: