A minha Lista de blogues

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Dia Nacional do Kuwait




O Dia Nacional do Kuwait celebra a independência do país em 1961, quando deixou de ser um protetorado britânico e a sua libertação, em 1991, depois da invasão do Iraque.







O discurso do embaixador foi longo e em árabe. Havia um pequeno ecrã com a tradução em romeno e inglês, mas como estava um pouco afastada não vi nada.



De seguida falou uma secretária de estado romena (em inglês) e os dois partiram um bolo com as bandeiras. Parecia um casamento.


O meu telefone tocou a meio dos discursos e saí discretamente da sala. Era o meu filho e neto, que estavam no parque. Pena não ter falado, pois tive de regressar à sala.



A libertação do Kuwait, após a primeira Guerra do Golfo é uma fase da carreira profissional do meu marido, que não gosto de recordar. Vivíamos em Ancara, com os nossos filhos ainda pequenos e ele foi chamado em serviço a Bagdad, durante mais de um mês, onde permaneceu, até quase o início da guerra. Fez a travessia de carro, (cerca de 1700 km) no meio de neve espessa, da capital do Iraque até Ancara, com muitas dificuldades e no dia seguinte à chegada, começou a guerra e eu, depois, fui obrigada a sair de Ancara com os meus filhos...

Sem comentários:

Enviar um comentário