A minha Lista de blogues

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Diário de um Adolescente Míope


O Diário de um Adolescente Míope foi escrito por Mircea Eliade (1907-1986),  um dos mais proeminentes intelectuais da Roménia. Tinha a mesma idade, 17 anos, do herói do romance. Publicado só em 1989, depois de ter sido encontrado, em 1986,  num sótão em Bucareste, já depois da morte do seu autor. Coincidência interessante o local da descoberta, um sótão, ser o mesmo onde o herói se refugiava para escrever o seu diário...

O Diário de um Adolescente Míope é testemunho do começo da carreira daquele escritor e filósofo. Dá a visão da vida em Bucareste, no inicio do século XX na perspectiva de um estudante adolescente, o qual introduz temas debatidos por jovens de todas as épocas: a crítica aos professores, as rivalidades académicas e amorosas, a preocupação pelo aspecto físico... A grande diferença consiste que muitos adolescentes retratados faltam às aulas para lerem Balzac em francês, ou Ibsen, o que não será certamente verosímil (pelo menos nas escolas em Portugal), hoje em dia. O tema da religião, assunto que muito interessou Eliade, um dos grandes historiadores das religiões do mundo, é também focado no Diário.


Li a versão em inglês, apesar de haver uma tradução em português. Gostei de ler as anotações a explicar os jogos típicos da época. Quanto à tradução pareceu-me muito boa, dando  também importância a aspectos relacionados com o sistema de ensino. Por isso o tradutor, Christopher Moncrieff,  optou por nomear os anos por forms, como se usava no antigo sistema britânico, antes do Year (o último ano era o 6th form). 

Nos anos quarenta, Mircea Eliade, trabalhou como adido cultural e de imprensa na Embaixada da Roménia em Portugal. Após a Segunda Guerra Mundial não pôde voltar à Roménia, que se tornara comunista. Estabeleceu-se em Paris e depois  em Chicago, onde veio a morrer, já como cidadão americano.











Fotos do jardim de Cișmigiu em Bucareste (o ano passado), lugar de encontros no romance.

Sem comentários:

Enviar um comentário