A minha Lista de blogues

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Obrigada, Guido






Guido (Monaco), o Monge foi um frade beneditino, que viveu em Arezzo, na Idade Média (século XI). Foi o criador da anotação musical.





Hoje, o meu marido chamou-me para ver um programa na televisão, que resultou no livro que está a ler: Big Bangs, da autoria de Howard Goodall.



Sou completamente analfabeta no que diz respeito a ler uma pauta de música e nunca tinha pensado na importância da invenção da anotação musical. Fiquei completamente rendida às explicações do compositor, escritor e apresentador do programa.

No final, apresenta a maneira mais recente de anotação musical através de um programa de computador chamado Sibelius. Sublinha, no entanto, que mesmo utilizando essa ferramenta informática, continua a ser importante conhecer o velho método de Guido de Arezzo... 




Devo confessar que fiquei fascinada, quando a minha nora, de uma família de músicos, resolveu escrever a música que a minha filha queria que fosse tocada no seu casamento, quando entrasse na igreja : The Last Dance, baseado na série da BBC "Emma". 




Foi um momento inolvidável. O que eu não sabia é que deveria agradecer também a Guido Monaco.

Sem comentários:

Enviar um comentário