Hoje comecei o dia com uma massagem, que me faz bem por causa da minha coluna. De seguida, continuei a leitura do livro D. Beatriz de Portugal, a Infanta Esquecida de Ana Isabel Buescu (Editorial Presença, 2019). Estou a gostar muito e a aprender bastante. Achei interessante a referência ao colar da Rainha Santa Isabel, exposto no Museu Machado Castro, em Coimbra ser venerado com especial devoção por grávidas e parturientes (pág. 30)
"...há um pequeno colar formado por oito placas polilobadas, guarnecidas de gemas e unidas por cadeias, igualmente de ouro, por sua vez ornadas de pérolas barrocas. Segundo a tradição, isto é a parte sobrante de um colar de Santa Isabel que, por ter dotes milagreiros, foi sendo danificado e diminuído por doentes – sobretudo parturientes – ansiosos por um fragmento que os protegesse como uma relíquia santificada." Tesouro da Rainha Santa
Já percebi que o livro é uma biografia a sério e não um daqueles romances históricos, que estão na moda, com diálogos muito duvidosos.
Sem comentários:
Enviar um comentário