A minha Lista de blogues

sábado, 6 de julho de 2019

Estátua de Bolívar em Bucareste






Esta estátua de Bolívar em Bucareste é imponente. O Libertador, como é intitulado na América do Sul,  era o exemplo de um pequeno grande homem, a quem se adapta o provérbio "Os homens não se medem aos palmos".

Nos países que visitei da América Latina havia uma praça Simon Bolivar com uma estátua, muitas delas equestres, deste herói.

Na Venezuela, em todas as cidades onde estive, tenho fotografias junto a Simon Bolivar. E em Bucareste, logo após a minha chegada, vi que também há um monumento em homenagem ao  El Libertador. Fica perto de onde vivo, uma zona com muitos estrangeiros. Ontem, reparei que estava com flores e hoje fui visitá-la com a máquina fotográfica.

No dia 5 de julho celebra-se a independência da Venezuela, em 1811. Aqui não houve festa  para essa comemoração, porque os tempos naquele país não estão para festas, mas lembraram-se de colocar uma flores junto à estátua e um livro de Paulo Coelho..

Na Venezuela, tive oportunidade de visitar a casa onde nasceu e na Colômbia, a quinta que lhe foi oferecida. Reuni tudo no post:

Simón Bolívar, El Libertador


A estátua romena tem a data de 1996, portanto a sua inauguração ocorreu antes de Hugo Chávez ter sido eleito para a presidência da república (foi presidente de 1999 a 2013) e antes da minha primeira estadia (2005-2008) na Venezuela. Contudo, o monumento deve ter sido recolocado ou re-inaugurado onde está hoje em dia, pois há uma data mais recente, 2016, no pedestal.






Sem comentários:

Enviar um comentário