A minha Lista de blogues

domingo, 14 de julho de 2019

Roteiro da viagem da minha irmã à Roménia




De 19 a 30 de julho de 2019

O ano passado preparei um roteiro muito ambicioso para a viagem dos meus filhos e netos à Roménia. Desta vez o passeio é mais curto; mas mesmo assim vai dar para a minha irmã ficar com uma ideia das diferentes regiões que vamos percorrer e eu vou ficar a conhecer Maramures, que tinha retirado do percurso original do ano passado. Assim sendo das principais regiões da Roménia só me fica por conhecer o Delta do Danúbio (junto ao Mar Negro), pois o ano passado o último dia de férias foi passado junto aquele rio, tendo sempre a Sérvia à vista.

A capital da Roménia é uma feliz combinação entre um presente de uma grande metróple europeia, cujo passado lhe deu fama de ser "pequena Paris do oriente" e o que permanece do regime comunista (1945-1989).

Desde que aterramos no aeroporto de Bucareste (chamado Henri Coandă, o nome do grande inventor romeno nascido em Bucareste de mãe francesa e inventor do motor do primeiro avião a jacto, o "Coandă", em 1910) começamos a dar conta dessa realidade do princípio do século XX de inspiração francesa, desde o Arco de Triunfo, passando por Kiseleff e depois a rua da Victoria, das mais antigas com os seus prédios "Belle Epoque".


Na capital, vamos visitar o Museu de Arte Nacional "O Palácio Real que se tornou Museu de Arte" e A casa de Theodor Aman

Admirar a arquitetura das igrejas Coltea, Stavropoleos, Kretzulescu

A casa onde viveu Ceausescu, Palácio Primavera, e nos arredores, O Palácio Mogoșoaiaconstruído em estilo tipicamente romeno, designado por Brâncovenesc. Aliás, não se pode visitar a Roménia sem saber Quem foi Constantin Brâncoveanu?

Como a gastronomia faz parte do conhecimento de um país, vamos aos restaurantes tipicos CaruCuberi e Manuc 

Depois desta introdução na capital, partimos de carro para Maramures. A primeira paragem é em Sibiu: Album de SibiuOs olhos de SibiuDe regresso a Sibiu. Sibiu é a minha cidade favorita da Transilvânia. Almoçamos aqui e depois de um passeio a pé partimos para Cluj Napoca, onde vamos dormir uma noite. Pelo caminho vamos visitar  a igreja fortificada de Câlnic, que está incluída na lista de 7 aldeias fortificadas Património Mundial da Unesco (Biertan, Viscri, Saschiz, Prejmer, Valea Viilor, Darjiu e Câlnic ). Assim ficam só a faltar 2.

Partimos para Maramures. Ficamos em Sighetu Marmației, a cidade mais a norte da Roménia, duas noites, para visitar as igrejas em madeira, Património Mundial da Humanidade.



Vamos ainda a Săpânța e já temos os bilhetes para a viagem no comboio histórico Mocanita.


No caminho de regresso à capital, paramos em Târgu Mureș, onde nunca estive. Vamos visitar o Palácio da Cultura e seguimos para Brașov, onde dormimos. Na Transilvânia, vamos conhecer outra igreja fortificada: Aita Mare.
No dia seguinte, não podiamos deixar de ir ao Castelo de Bran e ao Palácio de Pelișor, que nunca visitei.
No dia 29, véspera da sua partida, pensei num passeio de carro por Bucareste ou ida às compras...como apetecer.













Já tenho saudades da minha irmã. Espero que goste das férias e de certeza vamos recordar os nossos muitos passeios juntas, desde a Madeira, onde, no campo, me ensinou a conduzir, antes de eu tirar a carta de condução, até a nossa aventura dos Estados Unidos ao Canadá...


Sem comentários:

Enviar um comentário