Depois da Bélgica ter conquistado a sua independência dos Países Baixos, o Congresso Nacional da Bélgica ofereceu ao Príncipe Leopoldo de Saxe-Coburgo-Gota (1790-1865) a coroa do país, recentemente formado. Ele aceitou e tornou-se o "Rei dos Belgas", o primeiro monarca com o título de Leopoldo I. Aliás, a Casa de Saxe-Coburgo-Gota teve uma política matrimonial com as dinastias europeias, tornando-se assim, no século XIX, parte integrante de vários Reinos da Europa:
Leopoldo casou-se com Carlota de Gales, a herdeira do rei Jorge IV do Reino Unido, que morreu ao dar à luz o primogénito do casal. Se a Princesa tivesse sobrevivido, seria a Rainha do Reino Unido, em 1830 (ano da morte do seu pai) e Leopoldo o Príncipe consorte britânico, em vez de Rei dos Belgas.
Na Grã- Bretanha, Leopoldo arranjou o casamento entre a sua sobrinha, a rainha Vitória do Reino Unido (filha de sua irmã, Vitória de Saxe-Coburgo-Saalfeld) com o seu sobrinho, o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota (filho do seu irmão Ernesto I de Saxe-Coburgo-Gota).
A Rainha Vitória do Reino Unido casou-se com Alberto de Saxe Coburgo Gotha, tornando-se este, em 1840, Príncipe Consorte e Alteza Real do Reino Unido. Os seus descendentes ocupam, até hoje, o trono britânico. No entanto, em 1917, por ocasião da I Guerra Mundial, o nome da dinastia Hanover foi mudado para Windsor, já que "Saxe-Coburgo-Gota" foi considerado muito germânico, logo anti-patriótico devido à guerra.
Em Portugal, Fernando de Saxe-Coburgo-Gota tornou-se Príncipe Consorte de Portugal em 1836 ao casar-se com D. Maria II e, um ano mais tarde, em 1837, com o nascimento do filho primogénito (o Infante D. Pedro, futuro Rei de Portugal D. Pedro V), passou a ter o título de Rei como D. Fernando II de Portugal. Os descendentes de D. Maria II e D. Fernando II reinaram até 1910, quando foi proclamada a república.
O Dia da Proclamação de Leopoldo I como Rei dos Belgas, 21 de julho de 1831, tornou-se o Dia Nacional da Bélgica, que celebra, em 2019, 188 anos.
A Casa Real da Bélgica aqui.
A Casa Real da Bélgica aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário