A minha Lista de blogues

quarta-feira, 10 de julho de 2019

A minha receita de Bacalhau com Natas




Estive a reler o post outros tempos...outros jantares e realmente foram outros tempos. no que diz respeito à Roménia. Já não sou tão afortunada, como escrevi, porque a cozinheira reformou-se em março e agora não temos ninguém, mas como não sou pessoa para ficar nervosa, lá vou dando umas receitas portuguesas à minha ajudante.

Bacalhau com Natas é uma receita que gosto muito e rende bastante. Dá para dois pirex: um para usar no dia e outro para congelar. Já o ensinei na Turquia, num encontro de amigas que falavam português e nos reuníamos, creio que todas as quartas, alternando a casa das participantes. Foi nessa ocasião que provei uma paella feita com pasta. Estava excelente a receita da Amparo, mulher do diretor de um dos melhores hotéis de Ankara. Na Guiné, a cozinheira guardou a receita, como escrevi no post anterior; e nos EUA era um must nos meus jantares buffet, pois podia fazer com antecedência e era apreciado pelos americanos, por não ter um paladar muito forte. Talvez por esta razão e como gosto muito de bacalhau, o meu prato favorito de bacalhau é o mais tradicional "bacalhau com todos", como se come na minha casa, na véspera de Natal. No entanto, para mim, esta é a melhor receita de bacalhau com natas, que já comi. Em Caracas, o cônsul geral convidou-nos para um almoço com um cardeal e ele própio cozinhou a sua versão com batatas palha, de pacote, levadas de Portugal. Estava bom, mas prefiro a maneira tradicional.

O pior bacalhau com natas que experimentei foi pouco depois de casada, na casa de uma prima do meu marido. Usou batatas às rodelas, cozidas e as natas escorriam de um lado para o outro da travessa, sem ficarem ligadas (um género de bacalhau à Gomes Sá, com natas) Foi aí que deu para ver a franqueza das pessoas, pois foi muito elogiado e eu lá provei ...

Bacalhau com Natas:

4 postas de bacalhau
1,5kg de batatas
1/2 l de leite
1/2 l de natas
3 cebolas médias
5 ovos
azeite qb
sal e pimenta qb


Coze-se o bacalhau, previamente demolhado, e limpa-se de peles e espinhas.

Cortam-se as cebolas às rodelas, as quais cozem em azeite numa frigideira (não deixar alourar). Junta-se o bacalhau, que deve ficar regado no azeite das cebolas.

Cortam-se as batatas aos cubos e fritam-se em óleo até estarem cozidas. Retiram-se antes de ficarem douradas. Junta-se ao preparado anterior.

Faz-se um molho tipo custarda com o leite e as gemas, mexendo sempre para não talhar. Retira-se do lume antes de ferver. Junta-se ao bacalhau juntamente com as natas e as claras batidas em castelo.

Retificam-se os temperos. Deita-se a mistura num pirex untado com manteiga. Serve-se com uma salada de alface e tomate.

Estava muito bom. 
O outro pirex de bacalhau com natas vai ser congelado e vai servir  para uma refeição quando a minha irmã chegar para irmos visitar a região de Maramureș.



Sem comentários:

Enviar um comentário