A minha Lista de blogues

sábado, 3 de outubro de 2020

Dia da Unidade Alemã


Hoje celebram-se os 30 anos da Unidade Alemã. Às vezes penso no que terá acontecido às pessoas que conheci na ex RDA durante um curso de verão, que frequentei em Halle. Nessa altura não havia net, mas mesmo assim correspondi-me, durante alguns anos, com o Micha, que conheci já em Berlim, nas vésperas de regressar a Portugal. Enviava-lhe chás de marca inglesa, que me dizia muito apreciar e não encontrar na capital alemã, pois ele só podia comprar chá muito forte de origem russa. Deixei de lhe escrever, depois de me pedir para ser sua "patrocinadora" para  vir à festa do jornal comunista Avante, em Lisboa. Em meados dos anos 80, a ideia de assumir a responsabilidade por uma pessoa (que mal conhecia) e ficar envolvida em qualquer processo judicial de possível asilo, assustou-me. Espero que tanto ele como os professores e acompanhantes estejam a usufruir da tolerância, liberdade e democracia da Alemanha e Europa.

Os 25 anos da Unidade alemã foram celebrados em Caracas, com uma festa  original, com música em que o próprio Embaixador alemão acompanhado por músicos venezuelanos interpretaram a célebre canção do grupo alemão Scorpions Wind of Change.

PROST!


Sem comentários:

Enviar um comentário