A minha Lista de blogues

domingo, 4 de outubro de 2020

O último dia da Monarquia

 




No dia 4 de outubro de 1910, tinha terminado a visita oficial a Portugal do Presidente do Brasil, Hermes da Fonseca.
Logo depois do tenente Mendes Cabeçadas confirmar a hora combinada no seu relógio de bolso, ouvem-se tiros de canhão a partir do rio Tejo. 


A 5 de Outubro de 1910, José Relvas, na varanda da Câmara Municipal de Lisboa, proclamou a República em Portugal. Daí até hoje a vida da República não foi fácil, mas a monarquia nunca mais conseguiu voltar ao poder.

Resta-nos imaginar como é que teria sido o nosso futuro se em 1908, o Rei de Portugal e o Príncipe herdeiro não tivessem sido assassinados por republicanos ou se D. Manuel II se tivesse mantido no trono. Algo parece evidente, os nórdicos, como os britânicos, conservaram as suas monarquias. Naquela altura esses países deviam ter focos de pobreza semelhantes aos portugueses e, hoje em dia, são bastante mais prósperos, tendo mostrando notável estabilidade politica ao longo do século XX.  Em Portugal, ao contrário: os primeiros dezasseis anos republicanos foram extremamente conturbados, seguidos por uma ditadura de 48 anos e os últimos 46 marcados por graves crises financeiras e económicas, cujas resoluções implicaram intervenções internacionais.     



Quanto ao feriado de amanhã tenho sentimentos divididos. Enquanto que o meu pai era um fervoroso adepto da república e nasceu quando governava D. Manuel II, pois faria o mês passado 111 anos, a minha avó materna ainda chorava quando falava do Príncipe D.  Luís Filipe, que poderia ter sido Rei.






Em junho de 1901, o Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia visitaram pela primeira vez o arquipélago da Madeira e foram saudados com muito afeto pelos madeirenses.


Foi um marco histórico para a ilha, que tanto a minha avó como a do meu marido nos contaram. Interessante que a avó do meu marido (1900-1983) deve o seu primeiro nome à visita da Rainha à Sé do Funchal, onde foi baptizada a Maria Amélia Eugénia D`Affonseca Ornelas Vasconcellos Monteiro.

https://plataformacidadaniamonarquica.wordpress.com/2016/06/21/ha-115-anos-os-reis-na-madeira/

Sem comentários:

Enviar um comentário