A minha Lista de blogues

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Memórias de arte na Madeira.

Alguns nomes de artistas, cujas exposições visitei com a minha madrinha Adriana, quando era criança.

 




O meu retrato quando era criança por Adriana Pires







 
Mestre Arnaldo Louro de Almeida. Pescador (1947)

ARNALDO LOURO DE ALMEIDA (1926 – 2008) viveu vários anos na Madeira, onde foi professor. Esteve ligado à fundação da Secção de Belas Artes da Academia de Música e Belas Artes da Madeira, sendo o seu primeiro diretor.



A sua obra enquadra-se no movimento neorealista Português, pela temática e expressão.




Escultura do Mestre Anjos Teixeira (1908-1997) no museu de Sintra.

Foi perseguido pela PIDE. Em 1959, decidiu ir viver para o Funchal, onde exerceu atividades diversas: docente, escultor, músico, jornalista, entre outras.


CIDADE FUNCHAL
..............

Não quero dizer-te
palavras à toa
tão loucas cantigas
que o canto me doa.
Mas quero que saibas
por me ouvir cantar
ó minha cidade,
que te sei amar!
..............

.
RUAS DO FUNCHAL
.............

Verdes quintas sonolentas
no silêncio dormem nuas.
Maravilhas, Jasmineiro,
Ilhéus…E em cada canteiro
respira o corpo das ruas.


Cheiro a lilás e orquídea
Caminho Velho da Ajuda.
Atrás dos muros antigos
os quintais são os abrigos
da cidade que não muda.
Arca-mistério da infância
que a memória não ajuda.


Irene Lucília (1938) é uma escritora, poetisa e artista plástica portuguesa, natural da ilha da Madeira.

Ilha que é gente. Funchal: Secretaria Regional do Turismo e Cultura,


Sem comentários:

Enviar um comentário