No passeio de sábado passado, depois de visitarmos o grande castelo Červený Kameň, fomos a Budmerice ver uma mansão da mesma família aristocrática Pállfy. Mandada contruir em 1889 destinava-se a ser utilizada essencialmente como pavilhão de caça. Interessante o facto do castelo ficar a cerca de 10 km. Bem sei que os transportes não eram como hoje em dia...
Não visitei o interior desta bonita mansão, no estilo romântico da época cruzando várias infuências arquitétonicas desde os castelos renascentistas do Loire ao gótico tardio italiano; mas sobretudo a sua localização é fantástica, dentro de um enorme parque florestal. A envolvência lembrou-me o chalet da Condessa d`Edla em Sintra, apesar de estilos e dimensões completamente diferentes.
Por cima da porta encontramos o brasão de duas famílias: os Pállfy e os Schlippenbach, da mulher do dono. Em 1945, quando abandonaram o país, o governo da Checoslováquia confiscou a propriedade, porém, em 1947, com o apoio do poeta Rudolf Fabry (1915-1982) nascido em Budmerice, a casa tornou-se um local de encontro de escritores. Atualmente pertence ao Ministério da Cultura da Eslováquia e é usada como centro de conferências e exposições.
Sem comentários:
Enviar um comentário