A Ponte Nova vista da Ponte Velha
No passeio a pé deste sábado atravessámos o Danúbio pela Ponte Nova (embora seja de 1972), a qual é muito conhecida pela estrutura no seu cimo que se parece com um OVNI e tem um restaurante panorâmico. É uma ponte assimétrica, suspensa por cabos.
Do outro lado do Danúbio há um parque paralelo ao rio. Chama-se parque Janko Kráľ, o nome de um notável poeta romântico eslovaco e dos primeiros a escrever na língua eslovaca.
Nota-se que os relvados estão começando a ficar verdes assim como algumas árvores. No entanto ainda não há flores, nem na rotunda, onde está a estátua de Janko Kráľ com muitas roseiras à sua volta.
Ao longe vimos o que faz lembrar o monumento a Walter Scott em Edimburgo (de perto é muito mais pequeno. Achei estranho não haver qualquer referência escrita- nem em eslovaco). Trata-se do cimo de uma torre gótica de uma igreja franciscana, do início do século XV, que caiu durante o terramoto de 1897 e depois foi colocada no parque (o que aprendemos na net...quando temos a sorte de encontrar referências em inglês).
Regressámos pela Ponte Velha, onde não circulam carros, só elétricos, ciclistas e peões. Belas vistas da Ponte Nova, Catedral de S. Martinho e Castelo de Bratislava. Esta ponte foi inaugurada em 1890 pelo Imperador Francisco José e assim se chamou por alguns anos. Depois de ser reconstruída devido à explosão provocada pelos alemães em retirada, em 1945, chegou a charmar-se Ponte do Exército Vermelho. Em 2016, reabriu pintada de verde depois de ter sido desmantelada e reconstruída. Esta "nova" ponte é afinal a "Velha", onde existiu a primeira ponte sobre o Danúbio.
A Ponte Nova vista da Ponte Velha
A Ponte Velha vista da Ponte Nova
A Ponte Apollo vista da Ponte Velha. É muito popular pela sua forma e cor. É a mais recente-abriu em 2015 ( Há 5 pontes sobre o Danúbio em Bratislava)
Perto da ponte encontrámos o palacete Adam Jurenák, com uma placa a indicar que Brahms tocou ali, o qual me tinha passado completamente despercebido, quando escrevi o post sobre música: Bratislava musical e andando por Bratislava.
No porto ainda vimos a antiga publicidade dos barcos que fazem o percurso entre Bratislava e Viena e que funcionavam de abril a outubro. Para quando a reabertura? Só com atestado de vacinas? ou exame negativo? Tristes tempos...
A noite de ontem não acabou da melhor maneira com um golo de Cristiano Ronaldo não validado, apesar da bola ter entrado meio metro dentro da baliza. As desculpas do árbitro holandês a Fernando Santos não resolveram o problema, pois a seleção portuguesa acabou por empatar contra a da Sérvia. O comportamento de Ronaldo foi desnecessário ao atirar para o chão a braçadeira de capitão, mas desculpável num momento de grande frustração em que vê a bola entrar, o golo não ser validado e ter levado cartão amarelo.O jogador caiu em si e apressou-se a escrever que ser capitão é um grande orgulho.
Sem comentários:
Enviar um comentário