Anton Kastelic. Bled. 2022. Galeria Liubliana
O trajeto de carro da Eslováquia (Bratislava) à Eslovénia é mais curto do que de Lisboa a Paredes de Coura, por exemplo.
A maior parte do território da Eslovénia tem altitude elevada. Os Alpes ocupam 40% do território e o monte Triglav, com 2.864 metros de altitude é o ponto mais alto.
Triglav significa em esloveno três cabeças e o monte encontra-se representado simbolicamente na bandeira da Eslovénia e no brasão de armas do país.
A Eslovénia fez parte da Jugoslávia juntamente com a Sérvia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Macedónia, desde 1945 até 25 de junho de 1991, a data da proclamação da sua independência.
Encontrámos muito movimento na estrada tanto à ida (no feriado do Corpo de Deus) como no regresso, no domingo, começo ou fim de férias para muitos. Vimos bastantes carros com atrelados. Achei curioso o facto de quando o trânsito parava as camionetas chegavam-se todas para a berma da estrada, deixando uma faixa livre, julgo que para alguma emergência.
Entre Maribol e a capital, Liubliana, a estrada é decorada por majestosas montanhas e por uma floresta densa e variada. Não esperava encontrar tantos túneis e tão compridos.
Num país de bonitas serras e lagos, o lago Bled faz toda a diferença, rodeado de belas montanhas, com o seu castelo e ilhota.
A capital, Liubliana, estava com muito movimento e deu-me ideia de uma pequena cidade simpática para se viver. São muitos os estudantes portugueses, que escolhem esta cidade para fazer o Erasmus...
Liubliana
A ponte do dragão e a ponte tripla atravessam o estreito (e mal cheiroso) rio Ljubljanica.
Subimos ao castelo no funicular
Maribor
A segunda cidade da Eslovénia parecia como que a dormir no domingo, ao começo da tarde como algumas cidades alentejanas, que «fecham» à hora de almoço por causa do calor.
A rua principal é só para peões e fez-me lembrar muitas cidades na Eslováquia. Alguns edifícios bonitos e restaurados.
A coluna de Santa Justina foi erguida para comemorar a vitória da Santa Liga, a coligação de estados cristãos que formaram uma armada e derrotaram a poderosa frota de guerra otomana na célebre Batalha de Lepanto, em outubro de 1571. Também celebra a memória dos marinheiros e guerreiros de Koper, que faziam parte da tripulação do galeão Il Leone con Mazza, porém o seu comandante Domenico del Tacco não regressou.
Koper
Tenho uma predileção por localidades à beira mar e Koper, uma cidade histórica veneziana, é a maior cidade eslovena na costa do Adriático com um importante porto. A área costeira da Eslovénia é inferior a 50km.
Praça Carpaccio tem o nome do pintor veneziano, que viveu em Koper os últimos anos da sua vida e lá trabalhou.
A praça Tito tem bonitos edificios:
Gostava de ter visitado Piran, a cidade que fica mesmo na ponta da península, mas não conseguimos estacionar e só a vi do carro. Encantador...
Achei muito interessante visitar o maior castelo cravado na montanha que reza a história e que conta já com 700 anos...
O Castelo de Predjama
E para terminar o post desta viagem à Eslovénia, uma seleção de fotografias que falam por si...
Bled
Para começar o hotel, que foi uma agradável surpresa. A decoração era estilo anos 50. Não pode ser mudado, pois é património nacional. Acho muito bem. Farta estou eu de hoteis sempre com a mesma decoração...
A lenda de Bled
Há muitos, muitos anos vivia no castelo uma senhora que mandou fazer um sino em memória do marido com toda a prata e ouro que possuía.
Quando o sino foi levado para a ilha o barco virou-se e o sino afundou-se.
Hoje em dia podemos ouvi-lo a soar nas profundezas do lago...
O Papa soube do sucedido e enviou outro sino para Bled.
Quando ouvires tocar o sino da igreja todos os teus desejos serão concretizados.
Não foste ao lago Bohinj??!! É uma das coisas mais lindas que a Eslovénia tem. Isso e o Triglav.
ResponderEliminarBled, em minha opinião, é demasiado turístico. Mas eu adoro a Eslovénia!
Quando fui a Bled a minha filha, então adolescente, ficou apavorada porque nós os dois decidimos alugar um barco a remos e passeámos no Lago. Ela estava cheia de medo...
ResponderEliminar