A minha Lista de blogues

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Dia dos Joões

João é um nome muito popular. Quem não tem na sua família um tio ou primo João? Na minha há três na segunda e terceira gerações.

Este nome tradicional com origens biblicas deriva do hebraico e significa «com a graça de Deus».Tem praticamente em todas as línguas conhecidas o seu equivalente:

John, Johann, Giovanni, Jean, Juan e Ivan (russo).

O S. João Batista de Leonardo da Vinci no Louvre

A sua popularidade foi certamente influenciada por dois personagens bíblicos: S. João Batista, o profeta que batizou Jesus e o apóstolo João, também conhecido como São João Evangelista, um dos doze apóstolos.


Numa das minhas últimas idas a Lisboa, o meu sobrinho João veio de propósito a minha casa cumprimentar a tia. Gostei muito.



O João e a Joana (feminino de João) há 12 anos...

Hoje, 24 de junho, é o dia de S. João, um dos santos populares que se comemora em Portugal (Santo António, São João e São Pedro).



Sem comentários:

Enviar um comentário