Foi há 66 anos na cidade de New Bedford em Massachusetts que se estreou o filme de John Huston Moby Dick com Gregory Peck. Façanha só repetida em 2003, quando houve ali outra estreia mundial, desta vez do filme Passionada de Dan Ireland com Jason Isaacs e Sofia Milos, evocando a mesma localidade - famosa pelo seu passado baleeiro, de onde Ishmael partiu à procura da baleia branca gigante, tendo por base o romance de 1851 escrito por Herman Melville.
Assisti à estreia de Passionada, com grande pompa e orgulho do Mayor da cidade, Dr. Frederick Kalisz que esteve na presidência da câmara de 1998 a 2006, durante todo o tempo em que vivi em Massachusetts e que nessa ocasião recordou a estreia mundial de Moby Dick, a 27 de junho de 1956 naquela mesma cidade.
Ao pesquisar na internet para este post fui surpreendida com a noticia da morte daquele notável Presidente da Câmara de New Bedford no ano passado, devido à covid 19. Tinha 63 anos. Fiquei chocada e até liguei ao meu marido. Encontrávamo-lo com muita frequência em celebrações de festas dos portugueses residentes naquela área e foi convidado de honra num jantar em nossa casa.
Recordo o seu enorme esforço em colaboração com o consulado de Portugal em conseguir que fossem mostrados pintores açoreanos como Domingos Rebelo no Whaling Museum e no Museu de Arte de New Bedford, ambos no centro.
Domingos Rebelo (1891-1975) Os Emigrantes
Lembro-me das ruas de New Bedford engalanadas com cartazes a publicitar a grande exposição A Window on the Azores com reproduções desta conhecida obra. Guardei um desses cartazes...
Lembro-me do jantar de gala no dia da abertura da exposição para o qual foi fechada a rua (Pleasant St), onde ficava o consulado e a Câmara Municipal e da excelente atuação da cantora de ópera americana, de ascendência portuguesa, Susan de Melo e das palavras do cônsul para o Mayor na despedida : «This is really a very PLEASANT Street» reproduzidas no jornal no dia seguinte.
RIP, Mr. Mayor
por Arthur Moniz
Seamen's Bethel e o centro histórico de New Bedford
por Arthur Moniz
Sem comentários:
Enviar um comentário