A minha Lista de blogues

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Dia do Canadá

O dia 1 de julho é o dia nacional do Canadá. Celebra-se o aniversário da união de três províncias, que formaram o país, há 151 anos.

Na minha casa, desde muito cedo, que se falava deste país. A melhor amiga da minha mãe foi viver para o Canadá, quando eu tinha 1 ano. Lembro-me das fotografias que recebíamos com belíssimas fotos da casa toda coberta de neve, em Toronto. Nunca me esqueço de um telefonema a meio da noite, em 1974, pouco depois do 25 de abril. Era para a minha mãe deixar a minha irmã e eu irmos uns tempos para o Canadá até "acalmar" a situação em Portugal. É claro que a minha mãe não deixou, até porque estávamos a viver um momento histórico importante, que muito alegraria o meu pai se fosse vivo.



Durante a minha estadia nos EUA visitei Toronto (Ontário) três vezes e Montreal (Quebec) uma vez. Lembro-me que a viagem à cidade de Quebec esteve programada duas vezes, mas devido aos testes dos meus filhos na escola, teve de ser adiada e nunca se realizou. Isto de ter filhos bons alunos e no top do ranking da escola também tem as suas desvantagens.



A última vez que visitei o Canadá foi em Fevereiro de 2015. O meu marido já não estava a viver nos EUA. Fiquei seis meses com a minha filha para ela terminar a escola, mas nesta altura estava na semana de férias de inverno. Como a minha irmã me tinha ido visitar resolvi fazer a viagem de Massachusetts a Nova Iorque para assistirmos a um espetáculo na Broadway e daí até Toronto. Foram nove horas a conduzir. Estava a nevar e encontrámos dois carros capotados. Felizmente conduzia o Jeep Cherokee do meu marido, que tinha uma grande adesão ao solo e raramente derrapou. Foi uma viagem histórica de três mulheres: a minha irmã, a minha filha e eu. Chegados à fronteira, descobrimos que a saída programada estava fechada e tivemos de fazer um desvio. Não se via vivalma na estrada e quando avistei um homem, a minha filha saiu para pedir informações. Não sei como entendeu as explicações sobre o mapa, porque o senhor era mudo. Mas lá chegámos a Niagara on the Lake, onde passámos um serão agradável e emocionante, ouvindo descrições das visitas da minha mãe contadas pela sua amiga (faleceu o ano passado). Nos dias seguintes passeámos em Toronto e visitámos as cataratas todas geladas.

 A minha irmã e eu em Niagara Falls

Hoje comemorou-se o Dia do Canadá em Bucareste com uma receção num hotel da cidade.

O Embaixador a discursar em francês e inglês

 O convite era muito original





Houve uma preocupação com os pormenores.

Gostei dos guardanapos.






Muitas felicidades a todos os amigos do Canadá!!

Sem comentários:

Enviar um comentário