A minha Lista de blogues

domingo, 24 de junho de 2018

Museu de Arte Nacional



Ontem, depois de visitar a Exposição Temporária sobre Veneza, numa pequena sala à entrada do Museu de Arte Nacional da Roménia, fui conhecer os outros três andares. Já tinha estado na ala de Arte Europeia. Nessa parte nota-se melhor a grandiosidade do Palácio.


No primeiro andar está exposta a arte antiga e medieval, a única organizada em catálogo. .




Livro copiado em Contantinopla, no século XII

Tenho admirado muitas pinturas de São Jorge. Tal como em Inglaterra, é o santo padroeiro da Roménia.




Século XVII                                                   Século XVIII

Ao subir a escadaria pareceu-me que estava a ver figuras portuguesas.
Primeiro foi o Nicolau Breyner, pronto para uma representação...


E a seguir o Almeida Garrett...



Fiquei a conhecer mais obras de pintores, que me tinham chamado à atenção no Museu de Coleções de Arte, como Ștefan Luchian (1868-1916), que tinha um grande poster a lembrar a comemoração, este ano, dos 150 anos do seu nascimento e Nicolae Grigorescu (1838-1907).
Neste museu gostei das obras de outro pintor romeno: Theodor Aman (1831-1891) :

O Príncipe Carol I

Vlad, o Empalador, a receber os enviados Turcos





ou a pintura do seu primeiro atelier em Paris.







Sem comentários:

Enviar um comentário