A minha Lista de blogues

sábado, 2 de junho de 2018

Ida ao museu de Coleções de Arte

Hoje de manhã, decidimos ir visitar um museu . Apesar de ainda não conhecermos o Museu de Arte Romena, que fica noutra ala do palácio do Museu de Arte Europeia, que gostei muito de ver, decidimos ir visitar outro, que não fosse só de pintura de artistas romenos. Devo dizer que fiquei um pouco desapontada, em Sibiu, com as obras que vi no Palácio Brukenthal, o primeiro museu fundado na Roménia, em 1817. 

Palácio Brukenthal em Sibiu

Ainda bem que não paguei para tirar ali fotografias, pois o preço era alto. Lembro-me que gostei muito foi do sistema de aquecimento, em porcelana, semelhante ao dos palácios em Viena.

O Museu de Coleções de Arte, que visitei hoje, fica situado na Calea Victoriei 111, num antigo palácio do século XIX. É composto por três alas ligadas internamente.



Tem coleções de pintura, mobiliário, porcelana e a que mais gostei: uma vasta mostra de tapetes orientais.
Desde que vivi em Ankara fiquei com uma autêntica paixão por tapetes e, ao longo dos quatro anos que lá permanecemos, fomos adquirindo exemplares de várias regiões da Turquia, do Irão e um belíssimo Bokhara, para mim o mais bonito que vi  alguma vez.  Hoje em dia estão a precisar de restauro nas franjas... 
Lembro-me que andei a estudar as regiôes dos tapetes, o que muito alegrava os vendedores nas lojas e conseguia por vezes uns descontos...uma vez numa feira de antiguidades em Lisboa, no Beato, um vendedor estrangeiro estava a mostrar um tapete turco e dizia ser persa. Como lhe disse que estava enganado e fiz um pouco de "show-off" dos meus conhecimentos, pensava que eu era "a carpet dealer". Outra vez foi numa loja perto do Saldanha - a senhora teimava que o tapete turco era persa. Quem percebe pouco de tapetes acha que todos os tapetes orientais são  persas e até o nó, como são feitos, é diferente...
No museu vi belos exemplares de tapetes e kilims turcos, persas e do Cáucaso.






Tinham mobiliário estilo Biedermeier...




Esta peça de porcelana Meissen recordou-me um pouco o Palácio da Ajuda...


Cerâmica Iraniana...


Na pintura vou tentar recordar Ștefan Luchian (1868 – 1916), Ștefan Popescu (1872-1948), Nicolae Grigorescu (1838 – 1907)  e Lucia Bălăcescu (1895 – 1979)




Ștefan Luchian e Ștefan Popescu fizeram-me lembrar algumas paisagens do Grupo dos Sete, do Canadá.

Nicolae Grigorescu


Lucia Bălăcescu





Bonita peça de escultura no jardim: Maternidade









Sem comentários:

Enviar um comentário