A minha Lista de blogues

domingo, 10 de junho de 2018

O filme Chappaquiddick


ou... O Segredo dos Kennedy (em português).

O filme é quase como um documentário, que tenta explicar o que se passou na ilha de Chappaquiddick, onde o senador Ted Kennedy provocou um acidente de carro. Ele próprio conduzia o veículo, que saltou de uma ponte, caiu ao rio e capotou, vindo a morrer afogada a jovem que o acompanhava, Mary Jo Kopechne, secretária na campanha para a eleição do seu irmão Robert (Bob) Kennedy para Presidente dos Estados Unidos. O facto de ter abandonado a cena do acidente e só ter participado à policia no dia seguinte fez com que fosse acusado. 
O filme foca fundamentalmente as hesitações, ambiguidades e cobardia do senador Edward (Ted) Kennedy (1932-2009). Apesar de continuar a ser reeleito como senador pelo estado de Massachusetts, as suas aspirações de ser eleito presidente talvez tenham morrido também naquela noite, de 18 para 19 de julho de 1969.

O filme pouco refere Edmund Dinis (1924-2010), o procurador distrital, de origem portuguesa que viu a sua carreira política destruída, pois ousou abrir o caso contra o senador... A numerosa comunidade portuguesa do Estado de Massachusetts continuou a apoiar aquele membro do clã Kennedy e, em 2000 quando o conheci, Edmund Dinis era um homem solitário e desiludido. Dedicava-se a apoiar causas portuguesas, que lhe davam alguma projecção local. Morreu em 2010, um ano depois do senador Edward Kennedy e o New York Times lembrou o seu envolvimento no caso Chappaquiddick.

1 comentário:

  1. Joyce Carol Oates escreveu em 1992 um livro sobre esse tema chamado "Black Water" que chegou a ser nomeado para o Prémio Pulitzer.
    É muito interessante.....

    ResponderEliminar