A culminar um mês com muitas festas nacionais, hoje celebrou-se o Dia da Independência dos EUA ou o 4 de julho.
Se a chuva traz boa sorte, então hoje foi um dia de sucesso. Choveu torrencialmente, depois de eu ter chegado à festa. Só passado algum tempo o tempo melhorou.
O começo das comemorações foram atrasadas, porque o convidado de honra, o Presidente da Roménia veio diretamente de Bruxelas para a receção.
Ultimamente, tenho constatado que os países com maior projeção internacional organizam os seus dias nacionais com muitos meios e exuberância, contando sempre com a colaboração de muitas empresas patrocinadoras. A maior parte das Embaixadas organiza as suas festas nacionais em hotéis ou clubes, por falta de espaço; contudo, os EUA receberam, segundo me disseram, cerca de cinco mil pessoas nas amplas instalações da respectiva Embaixada-Chancelaria em Bucareste.
O Embaixador, no seu discurso, realçou os 100 anos de amizade entre os EUA e a Roménia, que começou com o Presidente americano Wilson, o Rei Ferdinand I (neto da Rainha de Portugal Dona Maria II) e a Rainha Maria, da Roménia.
A Rainha Maria foi aos EUA promover o seu país, quando Calvin Coolidge era Presidente, em 1926.
O que gostei mais da festa foi a orquestra a tocar Glenn Miller e, no final da parte protocolar, o sobrevôo de aviões acrobatas.
Happy 4th of July!
Sem comentários:
Enviar um comentário