A minha Lista de blogues

segunda-feira, 30 de julho de 2018

"Caracol" de Querubim Lapa

 Tapeçaria "Caracol" (151x96cm)

Apaixonei-me por esta tapeçaria de Querubim Lapa (1925-2016), quando vi um vídeo antigo de uma entrevista sobre Portugal na sala do apartamento, onde estou a morar. Que pena, pensei, que a tapeçaria não seja da casa... Disse isso à Daniela, que trata dos assuntos domésticos, há muito tempo  e ela informou-me que tinha sido afastada da sala, há cerca de vinte anos, pois estava muito suja, mas pertencia ao inventário da casa... Talvez um outro "inquilino" não tivesse gostado da peça...

Mandámos limpar a seco, depois de alguma ponderação, até porque estávamos com medo do que poderia acontecer. Hoje, verificámos que ficou como nova. Estou tão contente....

Querubim Lapa não se fixou apenas numa forma de expressão artística. Fez desenho, gravura, tapeçaria, escultura, sendo talvez mais conhecido como ceramista. E nunca deixou de pintar, a sua verdadeira paixão.
Entretanto, consegui identificar parte do percurso desta tapeçaria: comprada em Lisboa (não sei quando), esteve em Bagdade, antes de vir parar a Bucareste.


3 comentários:

  1. Excelente! E óptimas noticias. Parece como nova, de facto.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde!
    Também tenho essa tapeçaria e encomendei uma mais tarde, com outro tema, ao Mestre Querubim Lapa e gostaria de saber em que fábrica as mesmas teriam sido fabricadas, pois nunca cheguei a ter essa indicação. Por acaso pode informar-me disso, por favor?
    Grato pela atenção,
    Hélder Bettencourt
    (Tlm.: 96 039 4456)

    ResponderEliminar
  3. Boa noite!
    Lamento informá-lo mas todas as informações que tenho são as que estão no blog.

    ResponderEliminar