A minha Lista de blogues

quinta-feira, 19 de julho de 2018

O Castelo Peleș


O Castelo Peleș está localizado nas montanhas dos Cárpatos em Sinaia e fica a meia hora de carro de Braşov.
Foi mandado construir pelo Rei Carol I (1839–1914). O Príncipe Carol de Hohenzollern-Sigmaringen veio da Alemanha, para se tornar o primeiro rei da Roménia, em 1866 e governou até à sua morte. 
Apesar de ser chamado castelo, o seu aspecto e função como residência oficial de verão da família real romena são as de um palácio.
O Castelo Peleș  foi inaugurado em 1883 seguindo os planos dos arquitectos alemães Johannes Schultz e Wilhelm Doderer. Depois de 1890 foi amplificado e modernizado pelo arquitecto checo Karel Liman.
Na altura da sua inauguração foi o primeiro edifício na Roménia a possuir sistema elétrico com aspirador, elevador e aquecimento central.



Só uma parte dos seus cerca de 170 quartos podem ser visitados. Há dois tipos de visitas guiadas: as que incluem só o básico e as que permitem o acesso ao segundo andar. As primeiras custam 40 Lei por pessoa e as mais completas (a que escolhemos) 60 Lei (13 Euros). Na entrada havia uma longa fila para comprar os bilhetes através de um único guichet com apenas um funcionário. Fiquei muito surpreendida, quando me dirigi à loja para comprar o livro- guia do palácio, como sempre o faço e verificar que só aceitavam dinheiro romeno e não era possível pagamento com cartões.






O interior do palácio é luxuoso e rico em obras de arte e mobiliário, mas o estilo é pesado, sobretudo se pensarmos que se tratava de uma residência de verão rodeada por uma floresta magnífica. Ressalta a influência alemã, igualmente bem visível no exterior. 









O complexo onde se situa o Castelo Peleș inclui outros edifícios, que lhe serviam de apoio e hoje em dia são hotéis ou restaurantes e ainda o Castelo Pelișor (não visitei) mandado construir (1899 - 1902) pelo Rei Carol I para o seu sobrinho e herdeiro, o futuro Rei Ferdinand I e a Rainha Maria.












Em 2006, o governo romeno anunciou a restituição do Castelo Peleș ao Rei Mihai I. Em 2017, após a morte do monarca o caixão esteve no Holul de Onoare (Hall de Honra), onde se encontrava o livro de condolências, assinado pelos dignatários estrangeiros. 

aguarela comprada em Braşov.


1 comentário: