A minha Lista de blogues

terça-feira, 17 de julho de 2018

Roteiro das férias na Roménia

Comecei a preparar a viagem da família à Roménia bem cedo, como escrevi no post Planear viagens de 5 de maio. Apesar de ter cortado a região de Maramureș, a norte, ainda ficámos com um percurso bem longo: da fronteira com a Ucrânia até à região fronteiriça com a Sérvia junto ao Rio Danúbio, passando por uma zona, onde parte da população fala húngaro.




Em Putna, estávamos muito perto da fronteira da Ucrânia.












Bandeiras em muitas casas a favor de autonomia.

Parámos para tomar um café e os anúncios estavam em húngaro...















Em Eșelnița, pernoitámos num hotel com vista para o Danúbio e a Sérvia.





Achei que em muitas localidades as pessoas estão pouco habituadas aos turistas estrangeiros. Ficam atabalhoadas, parecem pouco afáveis e não fazem um esforço para agradar.  Percorremos muitas "estações de serviço" sem encontrar uma sandes para um almoço rápido- só tinham chocolates, bebidas e batatas fritas. Vimos dois restaurantes muito distanciados um do outro e perguntámos se  podiam fazer uma sanduíche  rápida e obtivemos resposta negativa. Outra vez, queríamos uma sandes de queijo simples, mas só serviam como estava na ementa, com uma grande mistura de outras coisas em que não estávamos interessados. Partimos, pois eles mantiveram-se inamovíveis na sua teimosia. Da mesma maneira disseram-me num restaurante, onde o empregado até falava inglês, que só me podiam servir melancia com outros frutos, como toranja, o que não me agradava. Quando disse então que  não queria nada, este empregado mostrou-se mais flexível e propôs servir-me só melancia se eu concordasse que na conta vinha a mistura de frutos... e lá chegámos a acordo....



Em Cluj-Napoca, a segunda cidade da Roménia, fomos a um café moderno. Curiosamente até tinha pastéis de nata, embora não com o melhor aspecto. Pedimos café com leite e chá com leite e a resposta foi que não serviam leite com essas bebidas, porque tirava o gosto das mesmas...num hotel esperámos uma hora, até sermos servidos e quando perguntámos qual era a sobremesa tipica responderam que a demora seria a mesma, pois estavam com muito serviço (realmente havia um casamento num salão do hotel). Assim, torna-se difícil desenvolver o turismo, o qual apesar de algumas desvantagens que nós em Lisboa bem conhecemos, sobretudo nos últimos anos por se ter tornado uma cidade na moda, também serve para desenvolver países...

Percorremos entre 1600 a 1800 km numa semana, o que é demasiado para quem viaja com bebés (na viagem que fizemos nos EUA para atravessar o país de leste a oeste chegamos a fazer sete horas de carro num dia. O percurso demorou 1 mês, mas os filhos eram crescidos. O mini-bus alugado nessa altura tinha quase o mesmo tamanho do que arranjámos aqui, só que em vez de 4 pessoas, éramos agora oito, mais o motorista).


Antigamente era diferente passear de carro com bebés. Não era obrigatório o uso de uma cadeira especial, o que deu mais segurança, mas como as crianças ficam encaixadas lá no fundo, depressa ficam saturadas e cheias de calor.




Por vezes as histórias e os brinquedos não eram suficientes para os manterem entretidos.







O motorista, romeno, ainda comentou porque é que a minha neta não era amamentada ao colo, no carro; mas a minha filha não gostou da sugestão, pois as regras de segurança são para ser cumpridas. 

E foi assim, seguindo todas as regras de segurança, que demos a conhecer algumas belas regiões da Roménia à família.




6 julho (6ªf) Partida de Bucareste

SNAGOV


SINAIA


BRASOV

7 julho (sábado)




Partida para Bucovina.

8 julho (domingo)


AGAPIA



Partida para GURA HUMORULUI 


Mosteiros Arbore, Voronet e Humorului.

9 julho ( 2ªf)

Mosteiros Putna e Sucevita.


10 julho ( 3ªf)

CLUJ NAPOCA

ALBA JULIA

SIBIU

11 julho (4ªf)

HUNEDOARA


CARAS SEVERIN (região na fronteira com a Sérvia, onde o Danúbio entra na Roménia.

12 julho 5ªf


HOREZU

Mosteiro de Horezu 

Culele de la Maldaresti

Pedras Trovante

Horezu- Bucareste (221km-3h)
Chegada a Bucareste (20. 30h)

Apesar de termos chegados bem cansados, a viagem foi rica.  Agora, temos uma ideia melhor da riqueza cultural romena e da sua bela variedade regional. Por exemplo, o roteiro dos mosteiros da Bucovina,  Património Mundial, são únicos e  a não perder.

















Horezu







Também ficamos encantados com o artesanato romeno: belos tapetes, blusas bordadas e cerâmica colorida. Muito do agrado de todos foi a última noite num hotel com uma bela vista para o Danúbio e o passeio de barco. Um plano a seguir para ficarmos com uma visão geral da Roménia. Pena não termos visitado Sighişoara desta vez, mas era um grande desvio.


É bom e sabe bem tirar férias em família, sobretudo quando passamos a maior parte do ano distantes uns dos outros...mesmo levando uma eternidade para se chegar a acordo sobre o filme para se ver ao princípio da noite, com as crianças já a dormir... Era um prazer ver como os meus netos e primos, com apenas 5 e 17 meses, conseguiam interagir e brincar...


Hoje foi o dia da partida. Ficaram as muitas fotografias tiradas por 3 máquinas e 7 telemóveis....

Ah.... e as flores muito bonitas que me ofereceram à partida...







1 comentário: