A minha Lista de blogues

sábado, 21 de julho de 2018

Cluj Napoca

Cluj Napoca é a segunda cidade da Roménia. Passámos um fim de tarde e parte da manhã do dia seguinte a explorar o seu centro histórico. A jóia da Piața Unirii é a Catedral de S. Miguel (séculos XIV-XV), a segunda maior igreja gótica da Roménia, depois da Igreja Negra em Brașov (a qual estava parcialmente com andaimes e coberta devido a trabalhos de restauração). Na parte detrás da igreja encontra-se uma imponente estátua de Matias Corvinus, rei húngaro do século XV.








A Casa onde nasceu Matias Corvinus é, atualmente, a biblioteca da Faculdade de Arte.




















 Ao fundo, a Catedral Ortodoxa consagrada em 1933. Os reis Carol II e Mihai participaram nas cerimónias.


A Catedral Grego-Católica do século XVIII






A Estátua da Loba foi um presente da Cidade de Roma, em 1921.


A Igreja Franciscana edificada entre 1260 e 1290, perto das muralhas da cidade.






Na Praça onde se encontra a Igreja Franciscana, os moradores da cidade ergueram um obelisco para celebrar a visita a Cluj do Imperador Francisco I e da Imperatriz Carolina Augusta, em 1817.


















A antiga Câmara Municipal, inaugurada no século XIX. A fachada em estilo de Renascença  Florentina tem o escudo da cidade emoldurado por uma coroa de folhas de carvalho.


O Palácio Bánffy foi mandado construir pelo governador com o mesmo nome, em 1786. É um dos mais importantes edifícios barrocos da Transilvânia. Desde 1956 é Museu de Arte.


O Palácio Sebestyén, construído em 1912-13 por um rico magnata, foi, em tempos, um edifício multifunctional com residências luxuosas, escritórios, lojas e um cinema.




A Igreja Católica  dos Esculápios (Ordem Religiosa dedicada ao ensino), de 1724, foi a primeira a ser edificada depois da Reforma Protestante. O exterior austero contrasta com o rico interior barroco.





















O Palácio Jósika, em estilo neo-clássico, era chamado pelos estudantes "edifício com pernas" devido às colunas que o sustentam. Quem era supersticioso não devia passar por baixo das "pernas" antes dos exames.





Adorei passear por Cluj nesta primeira, mas muito curta visita. Vou voltar para ficar a conhecer mais e descobrir algumas histórias relacionadas com os edifícios, que estão a ser completamente remodelados. Excelente reconstruir e não destruir, procurando respeitar a tradição e  história da cidade.

 







Os dois prédios, construídos em 1899, foram considerados extravagantes, devido à sua posição simétrica. A rua é conhecida como a "Rua do Espelho"

Cluj, 10/7/2018

Cluj Napoca Revisitada

3 comentários:

  1. Adorei estar em Cluj Napoca.
    Vi a catedral sem os andaimes��
    Há um museu etnográfico no centro muito fixe!
    E os Jardim Botânico vale muito a pena.
    À noite, na praça da Catedral, apareciam carros muito potentes a exibirem-se. Lembro-me que nos fartámos de rir com isso. Mas, no geral, as pessoas eram simpáticas...

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem! Assim viste a catedral completa,por dentro e por fora e que é bem bonita!

    ResponderEliminar