A minha Lista de blogues

quarta-feira, 18 de julho de 2018

O mosteiro de Snagov

A visita ao mosteiro de Snagov foi a nossa primeira paragem no roteiro da Roménia.
Fica a cerca de 40 minutos de carro da capital.

Está localizado numa pequena ilha, no meio do lago Snagov, ligada a terra por uma ponte.


É nesta pequena igreja de pedra do século XV que se julga que está sepultada a cabeça de Vlad Ţepeş, que nasceu na Transilvânia, em Sighişoara, em 1431. Sabemos que morreu em 1476 a combater os turcos perto de Bucareste e que a sua cabeça foi levada para Constantinopla (Istambul), onde foi mostrada à população espetada num pau.
Vlad Ţepeş, príncipe da Valáquia tinha fortes ligações a Snagov, onde construiu fortificações à volta do mosteiro, uma ponte e uma prisão.






A fama, hoje em dia, de Vlad Țepeș, o Empalador deve-se às formas de tortura através do empalamento (a vitima era perfurada com um pau). Contudo esta forma de castigo não foi invenção sua. Já existia em textos da antiga Assíria.

Foi em Vlad Țepeș que Bram Stoker se inspirou ao criar a personagem, sangrenta, do vampiro Conde Drácula. 







O túmulo de Vlad Țepeș





















 Na Roménia, Vlad Dracula (o termo dracula “dracul” tem as suas origens na palavra em latim “draco”, significando “Dragão” - a Ordem do Dragão, era uma ordem militar católica de cavaleiros, que geralmente integrava nobres e príncipes com o objectivo de lutar contra os inimigos do cristianismo, nomeadamente os Otomanos) é lembrado como um príncipe que defendeu o seu povo de estrangeiros sejam eles invasores turcos, comerciantes alemães ou boiardos. Apesar desta  interpretação mais positiva da sua vida também é visto como um governante extremamente cruel e caprichoso.





Sem comentários:

Enviar um comentário