A minha Lista de blogues

sexta-feira, 20 de julho de 2018

A caminho de Bucovina




A nossa segunda paragem, no roteiro da viagem pela Roméniadepois de pernoitarmos em Braşov. foi em Petru Voda, na Moldavia,

A Moldávia, está dividida em três províncias: a Bessarábia, a Moldávia ocidental e Bucovina, a noroeste.

O território da Bessarábia é presentemente um estado independente (ex-União Soviética) chamado República Moldova ou Moldávia. A Bucovina foi partida ao meio: o norte faz parte, hoje em dia, da Ucrânia; e o sul, junto com toda a Moldávia Ocidental, fica na Roménia.

Gostei muito da Vila de Petru Voda, com um ambiente muito calmo, rodeada de uma bela floresta. Senti ser o local ideal para descansar. Quando me falaram da existência de um mosteiro conhecido naquela localidade, compreendi como o mesmo tinha sido bem escolhido, para meditação. Foi o único local que senti, de facto, algo de espiritual e pacífico no ambiente.




Acordar em Petru Voda
















Visita ao mosteiro


O mosteiro de Petru Voda foi construído em 1991 pelo padre Justin Pârvu, em memória de todas as pessoas que sofreram nas prisões comunistas. Aquele próprio clérigo esteve preso 17 anos.



 

De seguida partimos para Agapia, a 46 km de Petru Voda e visitámos o mosteiro de Agapia e o de Varatec, distanciados apenas a 5 km um do outro.






O mosteiro de Agapia é de freiras.  Foi reconstruído em pedra, em 1831, mais tarde sofreu reparações,  quer em 1873 quer no final do século XX. Perante o arranjo dos jardins, no exterior ao longo do caminho e no próprio interior, achei uma beleza o trabalho de manutenção das flores e o mais bonito. (consegue-se ver a diferença entre os mosteiros de freiras e monges pela beleza dos jardins e asseio das casas de banho, nos primeiros)

Aliás, durante todo o passeio vi muitos jardins bem cuidados nas casas das diferentes vilas e aldeias por onde passávamos, o que me alegrou muito, comprovando a impressão que tinha, desde a minha  chegada à Roménia, que os romenos têm esta paixão por flores como eu.

















Agapia, 7/7/2018













O mosteiro de Varatec faz lembrar um barco com duas torres estreitas com o topo em forma de sino.


O interior da igreja é mais rico que o de Agapia e tem um museu com belos ícones, como o de S. Nicolau, do século XV.








Os jardins não são tão espetaculares, mas são igualmente bonitos e bem tratados pelas freiras.






3 comentários:

  1. Ah, os Cárpatos! Que saudades eu tenho dessa viagem....ainda fiz mais kms do que tu porque entrei na Roménia por Oradea (fronteira com a Hungria) e regressei à Hungria pelo mesmo caminho.
    Nessa altura a minha filha era uma adolescente e frequentava o 10 ano no liceu Rainha Dona Amélia......tás a ver aos anos que foi.
    Conduzi tanto que, um dia, tive de parar porque tinha cãibras nas pernas.....o carro era um Ford Focus 1400 que gastava gasolina que eu sei lá . Mas correu tudo bem!

    ResponderEliminar
  2. Ainda me falta conhecer Oradea, Timisoara e Yasi ( junto fronteira Moldávia)

    ResponderEliminar