Carolina Beatriz Ângelo nasceu a 6 de abril de 1878.
Natural da Guarda, republicana e ativista dos direitos das mulheres, Beatriz Ângelo era licenciada em medicina, tendo sido a primeira médica portuguesa a operar no Hospital São José, em Lisboa.
Em 1911, tornou-se na primeira mulher a votar em Portugal e em toda a Europa do Sul, nas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte. Numa interpretação à letra da primeira lei eleitoral da República, que atribuía o direito de votar aos cidadãos portugueses maiores de 21 anos que soubessem ler e escrever e fossem chefes de família, requereu o direito do voto alegando preencher todos os requisitos por ser viúva e ter uma filha menor a seu cargo.
Por forma a evitar que tal exemplo pudesse ser repetido, a lei do código eleitoral português foi alterada no ano seguinte, com a especificação de que apenas os chefes de família do sexo masculino poderiam exercer o seu direito de voto.
A partir de 1931 as mulheres começaram a ter direito ao voto em circunstâncias limitadas e especificas. De facto só a partir de 1976 o voto universal é consagrado independentemente do sexo e considerado um dever cívico.
https://www.facebook.com/museupr
Sem comentários:
Enviar um comentário