O objetivo de hoje era conhecer o busto de Liszt, de 1884 considerado o mais verosímel de todas as esculturas retratando aquele músico.
Já tinhamos passado por esta praça muitas vezes, pois fica mesmo junto à Catedral de São Martinho, mas não reparámos naquele monumento.
Este memorial foi solenemente inaugurado por ocasião do centenário do nascimento de Franz Liszt (1811-1886) e a sua realização deve-se a Johann Nepomuk Batka (1845-1917) um crítico de música nascido em Bratislava (Pressburg). O escultor foi Viktor Tigner (1844-1896), cuja obra prima é o monumento a Mozart em Viena.
O monumento está cercado por uma treliça de ferro com motivo de uma pauta com as primeiras notas da parte do violino de Hosannah da sua Missa de Coroação Húngara, a qual foi dirigida pelo próprio Liszt na Catedral de São Martinho, em 1884.
Na mesma praça encontra-se uma estátua do sacerdote e linguista Anton Bernolák e do outro lado do muro, onde se encontra o busto de Liszt, está o do importante escultor austriaco Georg Rafael Donner (1693-1741) autor da estátua de São Martinho e o Mendigo, na Catedral.
Numa rua muito próxima da praça, encontra-se a casa paroquial para a qual Liszt aceitou um convite para uma soirée musical a convite do presidente da Sociedade Musical da Igreja de São Martinho. Tocou piano a quatro mãos com a pianista Elise Schuster para uma plateia de cerca de noventa convidados especiais.
Tanto o escultor G. R. Donner (1693-1741) , como mais tarde o compositor Joseph Haydn (1732-1809) tiveram como patronos os nobres da Casa Esterházi. Na mesma rua, um dos palácios desta família ainda está em ruinas, mas com placards a indicar a sua reconstrução.
Neste palácio tocou Haydn, que visitou Bratislava em diversas ocasiões. No final do século XIX a pianista e professora de piano Elise Schuster (1842-1925) viveu ali no primeiro andar.
Por último, no número 1 da rua Kapitulská, encontramos a casa de Alexander Albrecht (1885-1958), um importante compositor eslovaco. Ao contrário de quase todas as que já tenho passado, esta tem informações em inglês.
Foi um passeio musical na véspera de Domingo de Páscoa com sol e chuva e sabor a Primavera, pois numa semana muitas flores começaram a desabrochar, no caminho de regresso a casa.
Sem comentários:
Enviar um comentário