A minha Lista de blogues

domingo, 9 de outubro de 2022

A minha Sfogliatella

 

Em Nápoles passei por muitas pastelarias com o anúncio da sua própria Sfogliatella, um bolo típico da região de Campania. Há muitas variedades, com diversos recheios. Reparei que se assemelhava com umas miniaturas servidas no hotel ao pequeno almoço e o empregado confirmou-me que era a tradicional

 «Sfogliatella riccia  Napolitana»


Sfogliatella significa pequena e fina camada de folhas e riccia, encaracolado.

É um doce muito bom . Depois investiguei que há 2 tipos: a riccia (como o mil folhas) e a  frolla, com uma massa menos elaborada. No fundo como o croissant folheado (que eu prefiro) e o croissant brioche.


Mas a minha história com este doce não termina aqui. No último dia em Nápoles já me sentia cansada e doia-me um pé, o braço do passeio de barco da véspera e comecei a espirrar muito, sinal de nova constipação (e assim foi). Já tínhamos cumprido o programa da viagem. Então, nas calmas, íamos andando devagar, fizemos algumas compras e parávamos, ora para tomar café ora para tomar outra bebida qualquer para passar o tempo, antes de ser hora de ir para o aeroporto. Num dos cafés na Rua Toledo, perto da Praça Dante pedi um cappuccino. A apresentação era bonita e eu fiz um elogio à senhora que me serviu, que devia ser a dona, juntamente com o marido. Pedimos para recarregar um dos telemóveis e eles, muito simpaticamente, deixaram. A despesa não foi muita, porém na hora da despedida a senhora disse-me para eu esperar um momento e pediu no balcão um pequeno saco, onde meteu um bolo que me ofereceu. Fiquei sem palavras. Disse-me ser Sfogliatella Napolitana. Não esquecerei o gesto.


Grazie mille!

Sem comentários:

Enviar um comentário