Foi no dia 30 de outubro de 1485 que foi coroado rei o fundador da dinastia Tudor, Henrique VII. Essa coroação pôs fim à Guerra das Rosas (1455–1487), um confronto terrível entre as Casas de Lencastre e Iorque, ambas pretendentes ao trono, porque descendentes de Eduardo III, um dos monarcas mais marcantes da História de Inglaterra.
O nome do conflito deve-se aos símbolos das duas facções: a rosa branca da Casa de Iorque e a vermelha de Lencastre, ambas ramos da dinastia Plantageneta, a qual antecedeu a Tudor.
Interessante ainda: não foi fácil encomendar a biografia de Henrique VII, pois há poucas sobre esse monarca, enquanto existem muitas sobre o seu filho e sucessor Henrique VIII. E claro está, encontram-se imensos romances históricos passados na época Tudor. O livro sobre Henrique VII, de 2011, estava esgotado e é de segunda-mão, de uma biblioteca (foto).
Estive em Leicester, pouco tempo depois de terem sido encontrados e identificados os restos mortais de Ricardo III, o último monarca Plantageneta e da Casa de Iorque, que foi morto na Batalha de Bosworth, travada perto daquela cidade, em Agosto de 1485.
Sem comentários:
Enviar um comentário