Filme da Netflix
A Crise dos Mísseis de Cuba resultou de um confronto, em outubro de 1962, entre os Estados Unidos e a União Soviética. O governo comunista de Kruschev quis implantar mísseis balísticos com capacidade para transportar ogivas nucleares naquela ilha das Caraíbas, a 90 milhas da costa da Florida. Foi o conflito, entre soviéticos e americanos, que mais perto esteve de deflagrar uma guerra nuclear durante a Guerra Fria.
Sessenta anos passados sobre esse episódio, vi ontem o filme da Netflix The Coldest Game. A ação do filme decorre em 1962, na Polónia, onde o matemático e alcoólico Joshua Mansky representado por Bill Pullman é raptado por agentes governamentais para jogar xadrez pelos Estados Unidos contra um campeão soviético.
O filme não é sobre xadrez, mas sim sobre espiões, mas talvez porque já vi muitos filmes sobre este tema, não fiquei muito surpreendida com a reviravolta final.
Grande parte da ação do filme é passada no Palácio da Cultura, vestígio da época soviética em Varsóvia, que fotografei o ano passado, quando visitei a Polónia.
Sem comentários:
Enviar um comentário