A minha Lista de blogues

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Sighişoara

No século XV Vlad Dracul vivia em Sighişoara. Em 1431 tornara-se membro da Ordem do Dragão fundada por Sigismund von Luxembourg (o termo “dracul” tem as suas origens na palavra em latim “draco”, significando “Dragão”) Esta era uma ordem militar católica de cavalheiros, que geralmente integrava nobres e príncipes com o objectivo de lutar contra os inimigos do cristianismo, nomeadamente os Otomanos. Vlad orgulhava-se tanto do símbolo do dragão, que os seus brasões incorporaram esse animal mítico. Adotou  também “Dracul” no seu próprio nome. Depois de vencer os seus inimigos tornou-se príncipe da Valáquia, uma região do sul da Roménia.



Estátua de Vlad Țepeș junto à igreja do Mosteiro Dominicano (século XIII)

Contudo, a sua fama, hoje em dia, deve-se ao facto de ser o pai de Vlad Țepeș, o Empalador, conhecido pelas formas de tortura através do empalamento (a vitima era perfurada com um pau). Foi nele que Bram Stoker se inspirou ao criar a personagem, sangrenta,  do vampiro Conde Drácula.
















Durante anos, os historiadores tentaram determinar qual o edifício onde Vlad Țepeș viveu em Sighişoara. Só em 1945 alguém reclamou ter encontrado um retrato seu pintado numa parede de uma casa, que ficou conhecida ao tornar-se a "Casa do Drácula". Hoje em dia, é um restaurante e pode-se visitar o quarto, onde Vlad supostamente nasceu. Tem pouco interesse e apanhei um susto. Ia à frente e desceu uma aranha (falsa) gigante por cima de mim, que não estava nada à espera... no andar de cima havia um "morto" dentro de um caixão... o restaurante também não vale muito a pena. 












O serviço é demorado.  Achei piada à sopa dentro de um pão enorme.


Sighişoara tem muito mais a oferecer do que ser o suposto local de nascimento do  Drácula.

Foi classificada pela Unesco como Património Mundial.










Na Cidadela ainda sobrevivem 9 torres e dois baluartes desta cidade fortificada, sob a proteção dos membros das ligas dos diferentes oficios ( Torre dos Alfaiates, Torre dos Ferreiros, Latoeiros, etc) à semelhança de Sibiu.












O acesso ao monte é feito por uma íngreme escadaria (176 degraus), a qual está coberta por uma estrutura de madeira do século XVII.


Situada no cimo do "Monte Escola" esta igreja de estilo gótico é o monumento mais valioso de Sighişoara.


Gostei de passear pelas ruas do centro histórico. Pena que tenha começado a chover inesperadamente.



























1 comentário:

  1. Fiquei num hotel mesmo dentro da muralha. Foi muito fixe! E consegui estacionar o carro também lá dentro numa zona reservada do hotel. Estava um calor! Mas teve piada!

    ResponderEliminar