O conceituado escultor eslovaco Tibor Bártfay (1922 - 2015) é o autor de algumas das esculturas mais emblemáticas de Bratislava, criadas para embelezar a cidade.
Esta escultura chama-se "A Bruxa" e, ao contrário de uma bruxa convencional, damos com a imagem de uma mulher bonita a ser admirada por corvos, pássaros tardicionalmente ligados à bruxaria.
Está situada na subida da colina que termina em penhasco sobre o Danúbio e sobre o qual se ergueu o castelo de Bratislava. É uma homenagem a todas as mulheres condenadas por bruxaria em Bratislava, no século XVII.
No ano 2000 visitei em Salem (MA) o museu das bruxas, mas não me entusiasmou. Trata-se de mais um exemplo como os muitos recursos permitem recriar ambientes, contudo podem levar a exageros de dramatização.
Mas, em 2014, em Canterbury, passeei no rio Stour e revi a réplica de uma cadeira Ducking Stool utilizada na punição horrorosa por afogamento de mulheres acusadas e condenadas por ser bruxas.
Gostei muito de ver a homenagem do escultor Tibor Bártfay, porém fiquei dececionada com os graffiti que rodeiam o recinto a emoldurar a estátua, a qual também tem um qualquer desenho nas costas.
Sem comentários:
Enviar um comentário